O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que emitiu orientações à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal sobre manifestações previstas para acontecer em Brasília (DF). De acordo com ele, também foram acionados o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
"Sobre uma suposta “guerra” que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio", publicou Dino neste sábado (7) no Twitter.
Sobre uma suposta “guerra” que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 7, 2023
A Polícia Militar do DF voltou a fechar completamente a Esplanada dos Ministérios. A medida foi feita após serem marcados atos, neste domingo (8), de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contrários à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em grupos de apoiadores do ex-presidente nas redes sociais, em especial no Telegram, há convocações para ‘invadir Brasília por 72 horas”, a partir deste sábado. Segundo a corporação, não há previsão de público nem da liberação do tráfego de veículos na Esplanada.
Dino acrescentou que as manifestações, quando locais, manifestações com atos ilegais são de competências das esferas policiaiis locais, mas que o Ministério da Justiça está mobilizado para atuar imediatamente quando houver competência federal.
"Desde cedo, eu e os diretores gerais da PF e da PRF estamos em diálogo e definindo novas providências sobre atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais. Vamos manter a sociedade informada. Pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil", declarou também no Twitter.
Desde cedo, eu e os diretores gerais da PF e da PRF estamos em diálogo e definindo novas providências sobre atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais. Vamos manter a sociedade informada. Pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 7, 2023
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.