EDUCAÇÃO

Lula anuncia aumento de verbas de 2,4 bilhões para universidades

A recomposição orçamentária foi divulgada oficialmente em evento no Palácio do Planalto

Por Gabriela Oliva
Publicado em 19 de abril de 2023 | 18:27
 
 
 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quarta-feira (19) a recomposição orçamentária de 2,4 bilhões para as instituições federais de ensino do país. Os recursos estão previstos no Orçamento da União para 2023, segundo informou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

A medida foi divulgada em um ato com reitores no salão Oeste do Palácio do Planalto. A verba será voltada para retomada de obras, entre outros pontos.

O ministro da Educação informou durante o evento que Lula assinará nos próximos dias uma medida provisória (MP) para volta das obras que estão paralisadas em instituições de ensino neste país. 

Durante o evento, Lula salientou que a educação é uma prioridade em seu governo. E fez críticas sobre os criminosos que fazem ataques às escolas. 

Segundo ele, “desde as manifestações de 2013 o Brasil foi tomado por raiva e insatisfação. Acho que fazia parte de uma estratégia para o impeachment da Dilma e minha prisão em 2018”.

E salientou: “A gente não tem que satisfazer os terroristas que estamos fazendo as ameaças às escolas e universidades. Nós precisamos identificar uma saída. Ainda não temos especialistas para isso, mas tem gente que acha que a solução é levantar muro em volta das creches e colocar detector de metais”.

Acompanharam Lula no ato, além de Santana, os ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Nísia Trindade (Saúde). 

Representantes do movimento estudantil também compuseram a mesa do ato com o presidente Lula. Entre eles, as presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, Jade Beatriz, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, além dos reitores Maria Leopoldina Veraz e Ricardo Marcelo Fonseca.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!