VIAGEM INTERNACIONAL

Lula chama Temer de golpista e diz que herdou país 'semidestruído'

A declaração ocorreu nesta quarta-feira (25) após reunião de Lula com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou

Por Manuel Marçal
Publicado em 25 de janeiro de 2023 | 15:18
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) de “golpista” e criticou o antecessor, Jair Bolsonaro, ao dizer que os dois foram responsáveis por ele herdar "um país semidestruído”. 

"Hoje o Brasil tem 33 milhões pessoas passando fome. Significa que quase tudo que fizemos de benefício social no meu país, em 13 anos de governo, foi destruído em seis anos, ou em sete anos, nos três do golpista Michel Temer, e quatro, do governo Bolsonaro". O petista disse ainda que o Brasil era a sexta economia do mundo e atualmente é a décima. 

A declaração ocorreu nesta quarta-feira (25) após reunião de Lula com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou. O petista tenta convencer o pais vizinho a não negociar diretamente com a China, o que enfraqueceria o bloco econômico do Mercosul.  

Lula se refere ao impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (2011-2016) como “golpe”. Ainda assim, o petista tem três ministros do MDB, mesmo partido de Michel Temer, em seu governo.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!