O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer piada gordofóbica com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta quinta-feira (15), durante abertura da reunião ministerial no Palácio do Planalto. O petista disse que na hora do almoço, o ideal era “servir pouca comida” para Dino.  

Lula explicava aos presentes que o encontro teria mais de seis horas de duração e que, diante disso, não haveria pausa para o almoço, mas seria servido uma comida leve. 

“Ninguém precisa se levantar. Enquanto uns falam, outros comem. E assim a gente vai revezando a nossa degustação na hora do almoço. O Flávio Dino também, mas nós vamos trazer pouca comida para ele”, disse rindo.  

A declaração arrancou gargalhadas de colegas governistas. Pela transmissão da TV Brasil foi preciso ouvir risadas ao fundo. Sentados entre Lula, foi possível notar Rui Costa (Casa Civil) e Geraldo Alckmin (vice-presidente) rindo da piada. 

Além dos 37 representantes dos ministérios, fazem parte da reunião: líderes de governo na Câmara, Senado e Congresso; presidentes de bancos públicos e da Petrobras. 

Essa não é a primeira vez que o presidente Lula faz piada com a obesidade de Flávio Dino. A primeira do tipo ocorreu de forma pública em março durante discurso feito durante o lançamento do Pronasci II (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). “A obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que Flávio Dino está andando de bicicleta.” 

Embora a plateia naquele dia tenha rido, nas redes sociais, o efeito foi o contrário. A piada de Lula sobre a obesidade de Dino foi muito criticada por internautas.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.