O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou durante conversa com jornalistas, na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto, sobre a sua escolha para o Supremo Tribunal Federal (STF) e favoritismo no entorno do nome de Flávio Dino, atual ministro da Justiça. O jornal O Tempo em Brasília participou da conversa.
"Eu tenho em mente algumas pessoas da mais alta qualificação política nesse país. Eu, obviamente, sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada no ponto de vista do conhecimento jurídico, altamente qualificada no ponto de vista político. E é uma pessoa que pode contribuir muito", disse.
"Mas eu fico pensando, aonde o Flávio Dino será mais justo e melhor para o Brasil? Na Suprema Corte ou no Ministério da Justiça? Isso é uma dúvida que eu tenho, e que eu vou conversar com muita gente ainda, até a hora de escolher, que tá chegando a hora de escolher. Mas eu vou escolher a pessoa certa", acrescentou.
Saiba mais
- 'As coisas vão acontecer no momento certo', diz Lula sobre escolhas no STF e PGR
- Governo brasileiro é 'radicalmente contra' ao direito de veto no Conselho da ONU
- Lula diz que 'possivelmente' é o culpado pela rejeição de Igor Roque para a DPU
- Presidente assume que 'dificilmente' cumprirá meta de déficit zero em 2024
- Lula admite que demitiu presidente da Caixa para ter votos no Congresso Nacional
No final de setembro, o STF sofreu uma baixa com a aposentadoria de Rosa Weber, deixando uma vaga em aberto na Suprema Corte. Esta será a segunda nomeação de Lula para o STF durante seu atual mandato como presidente. Em agosto, Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente e assumiu o cargo de ministro.