Tecnologia

Lula inaugura linha de produção do caça F-39 Gripen no interior de São Paulo

É a mais moderna aeronave em operação na América Latina, que vai equipar o 1.º Grupo de Defesa Aérea (1.º GDA), localizado em Anápolis (GO)

Por Renato Alves
Publicado em 09 de maio de 2023 | 08:52
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na manhã desta terça-feira (9) a linha de montagem do sueco F-39 Gripen E/F, na fábrica da Embraer na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Também participaram da cerimônia o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O caça Gripen começa a ser produzido no Brasil seis meses depois de entrar em operação na Força Aérea Brasileira (FAB). É a mais moderna aeronave em operação na América Latina, que vai equipar o 1.º Grupo de Defesa Aérea (1.º GDA), localizado em Anápolis (GO), onde já há quatro caças desse modelo em operação. Outros dois chegaram ao país na sexta-feira da semana passada. 

A renovação da aviação de caça da FAB é um dos principais projetos estratégicos do Ministério da Defesa. Inicialmente, ele previa a compra e a entrega até 2027 de 36 Gripen por US$ 3,77 bilhões, ou R$ 20 bilhões em valores atuais. Outras quatro aeronaves foram incluídas em 2022 no contrato, totalizando 40 caças que serão produzidos pela Saab em parceria com a Embraer.

Na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da empresa sueca Saab, em Linköping. 

Com a parceria, a fábrica da Embraer passa a contar com o ecossistema completo para os caças nas fases de desenvolvimento, testes e, agora, produção. Na unidade estão em funcionamento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

O caça F-39 Gripen foi escolhido pelo programa FX-2, numa concorrência concluída na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013. O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014.

O governo alega que a parceria entre a Embraer e a Saab representa um importante salto qualitativo e tecnológico, com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB. A Embraer é, também, pioneira na operação da versão de dois assentos do caça, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

A produção do Gripen também impacta a indústria de defesa nacional, envolvida no processo de desenvolvimento de estruturas, sistemas, aviônicos, produção, ensaios em voo e capacitação para apoiar, manter e modernizar essa frota pelas próximas décadas. (Com Agência Brasil)

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!