Página bolsonarista

Após ordem de prisão e bloqueio, Terça Livre encerra atividades

Informação foi passada por Italo Lorenzon, um dos criadores da página, após Alexandre de Moraes mandar prender Allan dos Santos

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 23 de outubro de 2021 | 18:25
 
 
 
normal

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) emitir uma ordem de prisão contra o blogueiro Allan dos Santos, e o Youtube ser obrigado a retirar do ar o canal de vídeos, o site Terça Livre anunciou que está encerrando as atividades. A informação foi dada por Italo Lorenzon, sócio no veículo bolsonarista ao lado de Allan e um dos criadores da página.

"Hoje, 22/10/2021 o Terça Livre encerrou suas atividades. Muito obrigado a todos. Sigo fazendo vídeos no meu canal pessoal, como tenho feito há meses", escreveu Lorenzon nas redes sociais.

O canal já havia saído do ar no dia 13. Depois disso, o Terça Livre tentou utilizar outra página para burlar a regra legal. O canal Artigo 220, porém, também foi suspenso pela plataforma na última semana.

No dia 5 de outubro, Alexandre de Moraes expediu ordem para prender, extraditar e bloquear as contas bancárias e em redes sociais de Allan dos Santos, que está em local desconhecido nos Estados Unidos e com o visto vencido. O ministro também autorizou a quebra de sigilo de algumas informações do canal Terça Livre e o bloqueio de contas do blogueiro, suspeito de espalhar notícias falsas, incentivar atos antidemocráticos e praticar crime de lavagem de dinheiro. O ministro ainda determinou que o Google forneça a lista da lives feitas pelo Terça Livre, com as respectivas doações, IPs e dados cadastrais dos doadores por transmissão. Também devem ser apresentados os dados cadastrais das contas dos doadores, como o IP de criação da conta com horário, além de e-mail, nome e método de pagamento vinculado a conta.

Allan dos Santos não foi encontrado para se manifestar sobre o assunto, mas sempre defendeu-se das acusações e disse que exerce o legítimo direito de liberdade de expressão.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!