calúnia

Ministra arquiva reclamação de Allan dos Santos contra Alexandre Frota

Em 2019, blogueiro Allan dos Santos registrou boletim de ocorrência contra Frota por divulgar seu endereço residencial nas redes sociais

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 26 de outubro de 2021 | 18:29
 
 
 
normal

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma reclamação do blogueiro Allan dos Santos contra o deputado federal Alexandre Frota por calúnia, injúria e difamação.  

Em setembro de 2019, Allan dos Santos foi à delegacia de repressão aos crimes cibernéticos do Distrito Federal. Por lá, registrou boletim de ocorrência contra Frota por ter publicado o endereço da sua casa no Twitter e uma foto da fachada do local. 

Santos contou que é dono do site Terça Livre, disse ter vários inimigos por conta de seu engajamento político e temer sua segurança. Além disso, ainda segundo trecho do boletim de ocorrência, Santos informou que havia objetivo político na divulgação.

Ele contou que outros canais de internet também divulgaram que o aluguel da casa estaria sendo pago pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

O caso estava no Juizado Especial Criminal de Brasília, mas foi enviado ao STF por tratar de um deputado. A ministra Rosa Weber, relatora, concordou com o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar a petição.

A ministra considerou que Allan dos Santos não formalizou a queixa-crime contra Frota dentro do prazo de 6 meses, conforme exige o Código de Processo Penal.

O blogueiro Allan dos Santos é investigado em outro processo no STF por suspeita de integrar uma organização criminosa para divulgar notícias falsas. Contra ele foram expedidas ordem de prisão preventiva, extradição, bloqueio de contas bancárias e em redes sociais, além da quebra de sigilo do canal Terça Livre

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!