Judiciário

Saiba quem é Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro preso nesta quarta

Militar é citado em diversas polêmicas, como a operação de um caixa paralelo no Planalto, interferência no caso das joias e, agora, falsificação de cartão de vacina

Por O Tempo Brasília
Publicado em 03 de maio de 2023 | 08:01
 
 
 
normal

Mauro Cid Cesar Barbosa, o Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, preso pela Polícia Federal em operação na manhã desta quarta-feira (3), é figurinha carimbada em diversas polêmicas do governo do ex-presidente. Detido em razão da suspeita de falsificação de dados de vacinação do ex-chefe do Executivo, ele também é citado no escândalo das joias, em suspeitas da operação de um caixa paralelo com recursos públicos que bancariam despesas do casal presidencial e nas polêmicas envolvendo ações de Bolsonaro contra urnas eletrônicas.

Tenente-coronel do Exército, ele é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, antigo colega de Bolsonaro no curso de formação de oficiais.
Formnado na Academia Militar das Agulhas negras (Aman) em 2000, ele foi primeiro colocado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. 

Depois de servir por quatro anos a Bolsonaro no Planalto, Mauro Cid havia sido nomeado no ano passado para comandar o 1º Batalhão de Ações de Comandos (BAC), em Goiânia (GO), uma unidade de elite da Força Terrestre. A nomeação gerou forte turbulência e acabou com a demissão do comandante do Exército, general Julio Cesar de Arruda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tenente-coronel desistiu de assumir.

No caso da tentativa de retirar joias que haviam sido apreendidos pela Receita Federal, Mauro Cid teve atuação ativa, determinando que servidores militares fossem até o aeroporto de Guarulhos em busca dos presentes do regime da Arábia Saudita de valor de cerca de R$ 17 milhões.

Além disso, Mauro Cid é apontado como um dos principais conselheiros de Bolsonaro nas críticas às urnas eletrônicas, aparecendo junto com ele em situações em que o presidente fez diversas acusações contra o processo eleitoral brasileiro.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!