Eleições 2022

Kalil demonstra otimismo sobre aliança com PT após encontro com Lula e Kassab

PT ofereceu abrir mão da candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado em troca do posto de vice na chapa

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 16 de maio de 2022 | 18:21
 
 
 
normal

Em uma mudança de tom, o pré-candidato a governador de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), demonstrou otimismo nesta segunda-feira (16) sobre uma aliança com o ex-presidente Lula (PT).

O TEMPO apurou que Kalil se encontrou no final de semana em São Paulo com Lula e com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, para discutir a sua candidatura ao Palácio Tiradentes e a aliança com os petistas. Ainda não está claro se foi realizada apenas uma reunião ou se foram feitos dois encontros diferentes. 

O principal impasse que trava a aliança entre Kalil e Lula é a candidatura ao Senado. O PT tem como pré-candidato ao Senado o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), enquanto o PSD não abre mão de lançar o senador Alexandre Silveira (PSD) para disputar a reeleição.

Uma pessoa próxima a Kalil disse que o PT ofereceu abrir mão da candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado em troca de indicar o nome do vice na chapa. A informação foi publicada primeiro pela jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, e confirmada por O TEMPO

A vaga de vice na chapa de Kalil, atualmente, é do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PSD). Ele é aliado de primeira hora do ex-prefeito de Belo Horizonte e apoiou Kalil desde a primeira eleição para a prefeitura, em 2016.

Como mostrou O TEMPO em abril, especula-se na ALMG que Agostinho está segurando a votação da indicação de um conselheiro para o TCE-MG porque ele mesmo tem interesse em ocupar a vaga após as eleições. O presidente da ALMG nega a intenção de ir para o TCE.

Procurados por meio da assessoria de imprensa, Kalil, Lula e Kassab não responderam até a publicação desta reportagem. 

A  mudança no tom de Kalil sobre a possibilidade da aliança com Lula depois da reunião de sábado é perceptível. Em entrevista à TV Alterosa da Zona da Mata nesta segunda, ele disse que “não há a menor dúvida” de que ele e o petista estarão juntos.

“O importante é o seguinte: o presidente Lula anunciou para todo mundo que o candidato que ele quer é o Kalil. Que o Kalil e o Lula vão marchar juntos, isso aí não tem a menor dúvida. Sendo formal, é o que eu quero, é o que o presidente Lula quer”, disse o pré-candidato ao governo de Minas.

Leia também:

Parte do PSD articula colocar 'freio' na candidatura de Kalil ao governo
Sem aliança definida, PT e PSD estudam opções e calculam próximo passo
‘Kalil passou a ser refém do Silveira’, diz Reginaldo Lopes
'Não sou refém de ninguém, só não traio meus amigos', diz Kalil sobre PSD
Kalil chama de 'piada' especulação de que não será candidato

 

Parte do PSD articula colocar 'freio' na candidatura de Kalil ao governo
Sem aliança definida, PT e PSD estudam opções e calculam próximo passo
‘Kalil passou a ser refém do Silveira’, diz Reginaldo Lopes
'Não sou refém de ninguém, só não traio meus amigos', diz Kalil sobre PSD
Kalil chama de 'piada' especulação de que não será candidato a governador

 

Um dia antes da reunião em São Paulo, Kalil foi mais cauteloso em entrevista na cidade de Juiz de Fora. Apesar de afirmar que votará em Lula de qualquer jeito, ele admitiu a possibilidade da aliança com o petista não acontecer.

“Ele é o melhor candidato à presidência da República viável que nós temos hoje. Tomara que ele caminhe comigo. Se ele não caminhar, o que eu vou fazer?”, declarou Kalil na sexta-feira (13), e acrescentou ao final: “Infelizmente, se não der, não deu. Mas se der, deu”.

Esta matéria está em atualização

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!