Faltou combinar

Kalil não definiu apoio à reeleição de Fuad Noman e fica fora de evento do PSD

Apoio de ex-prefeito é considerado fundamental para os candidatos que disputam a eleição na capital mineira

Por Hermano Chiodi
Publicado em 24 de fevereiro de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

O ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) ainda não definiu seu apoio à reeleição de seu sucessor e ex-vice-prefeito, Fuad Noman.

O PSD, partido ao qual os dois são filiados, anunciou que vai formalizar, na segunda-feira (26), o apoio a uma candidatura de reeleição do atual chefe do Executivo de Belo Horizonte. Mas faltou combinar com Kalil, vencedor das últimas duas disputas pelo cargo de prefeito na capital mineira.

Kalil não consta na lista de presenças confirmadas pelo PSD para a cerimônia de apoio à Fuad e, através de sua assessoria, respondeu que “não está apoiando ninguém até agora”. O ex-prefeito está de férias e disse que só vai tratar de eleição após o seu retorno.

Fuad chegou à cadeira de prefeito de Belo Horizonte em 2022 ao substituir Alexandre Kalil, que se afastou do cargo para disputar o governo do Estado. O atual prefeito da capital era o vice e foi uma escolha pessoal de Alexandre Kalil para compor a chapa que venceu a reeleição em 2020. 

Logo após deixar a prefeitura, a relação entre Kalil e Fuad começou a esfriar. Em uma entrevista à rádio O TEMPO, Fuad afirmou que não iria fazer campanha para seu antecessor e padrinho político. O atual prefeito disse que não subiria em palanques eleitorais de ninguém. "Tenho muita coisa para fazer, a cidade é muito grande", justificou na época.

As mágoas entre os dois permaneceram após as eleições. Kalil se afastou da gestão Fuad e o prefeito acabou se aproximando de lideranças do governo Romeu Zema (Novo), como o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Marcelo Aro.

No fim de 2023, em entrevista a O TEMPO, Alexandre Kalil chegou a indicar que não iria apoiar a Fuad Noman em uma reeleição. O ex-prefeito afirmou que iria apoiar  seu ex-secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, para a corrida eleitoral pela Prefeitura de BH.

Na ocasião, pessoas próximas a Kalil entenderam o anúncio como um recado direto para Fuad Noman. O ex-prefeito estaria esperando um “aceno” de Fuad pedindo o apoio para as eleições.

Porém, até o momento, o atual gestor de Belo Horizonte não tem feito gestos públicos em direção ao seu antecessor. 

Apesar de estar fora da prefeitura desde março de 2022 e ter sido derrotado em primeiro turno pelo governador Romeu Zema, Kalil ainda é visto como um dos principais puxadores de votos de Belo Horizonte e seu apoio pode ser fundamental para as eleições na capital.

Às vésperas do Natal do ano passado, Alexandre Kalil deu uma entrevista exclusiva a O Tempo e comentou sobre a possibilidade de apoiar Fuad Noman. Disse que o ex-secretário Jackson não seria candidato e afirmou que, naquela ocasião, ainda não estava apoiando ninguém. Kalil comentou também que andou sozinho quando tentou se eleger governador de Minas (em 2022) e perdeu para Romeu Zema. Afirmou ainda que não tinha nenhuma obrigação  com ninguém.  Veja aqui a entrevista na íntegra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!