A equipe do governador eleito de Minas, Romeu Zema (Novo), sondou, nos últimos dias, o médico oftalmologista Breno Tavares Nogueira para ser o chefe da pasta de Saúde. De acordo com um interlocutor próximo ao médico, que preferiu não se identificar, a equipe de Zema conversou com Nogueira por diversas vezes.
Nas próximos dias, ele deve ser sabatinado pelo próprio governador eleito. “Todas as conversas foram por telefone, mas nenhuma delas com o futuro governador. A entrevista ainda não foi marcada, mas a expectativa é que ocorra em breve”, disse a fonte.
O médico trabalha há mais de 20 anos no Sistema Único de Saúde (SUS) atendendo e fazendo cirurgias em pessoas carentes. “Acredito que ele pode ser um excelente secretário. Já atendeu pacientes em mais de 600 municípios. Nogueira, sem dúvida, conhece bem sobre saúde pública e sabe onde estão os gargalos do SUS”, avaliou o interlocutor.
À reportagem, a fonte pontuou que a experiência do médico pode ajudar na desburocratização do sistema. “Dr. Breno, por trabalhar há mais de duas décadas com saúde pública, sabe exatamente onde ocorrem os problemas com documentos para autorização de procedimentos”, disse.
Sobre a decisão de Zema de não pagar seus secretários enquanto todo o funcionalismo não estiver recebendo em dia, a fonte disse acreditar que o fato não influenciará na decisão do oftalmologista. Nogueira não foi encontrado pela reportagem.
Reuniões
Agenda. Nesta sexta-feira (9), o governador eleito Romeu Zema participa de reuniões internas e de um encontro com o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB).