O nome de Newton Cardoso Júnior (PMDB) como possível vice na chapa do deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) na disputa à Prefeitura de Contagem ganha força entre os principais articuladores políticos da campanha.

Ainda tratado como um dos candidatos possíveis para a disputa, Júnior tem a aprovação de seu partido para compor o grupo que pretende impedir nova vitória do PT da atual prefeita Marília Campos.

Cogitado até mesmo como um dos postulantes ao cargo de prefeito desde meados do ano passado, quando o PMDB realizou seu encontro municipal, o empresário faria parte de uma estratégia dos partidos que deverão apoiar Carlin Moura. "Vamos formar uma grande aliança", projetou o ex-governador Newton Cardoso, pai do pré-candidato, que não deixa claro se há ou não conversas para o herdeiro disputar a prefeitura ao lado de Carlin. "Isso vai ser decidido ainda", disse.

Apesar de uma das definições do partido para as eleições de 2012 ser a de lançar candidatos em cidades com mais de 200 mil habitantes, em Contagem isso dificilmente ocorrerá, afirmou o presidente estadual da sigla, o deputado federal Antônio Andrade.

Ele admite a chance de Júnior formar a chapa com o deputado estadual, apesar de garantir que irão prevalecer as decisões do diretório municipal. "Há possibilidade sim (de Newton Júnior ser indicado para concorrer como vice). O Carlin é um companheiro. Mas o PMDB local é que vai fazer toda a negociação". Questionado sobre o seu partido tentar uma cabeça de chapa, Andrade disse que, apesar de o filho do ex-governador ter o apoio da sigla para a disputa, o PMDB deverá entrar no páreo ao lado do PCdoB.

Carlin não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto.

Apoio

BH. O PSB, do prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, apoia os comunistas em Contagem após um acordo. No ano passado, a deputada federal do PCdoB Jô Moraes retirou seu nome da disputa em BH.