O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), e o delegado-chefe da Polícia Civil do Estado, Wagner Pinto, se reuniram na tarde desta quinta-feira (22), em Brasília, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A pauta do encontro foi a busca de recursos para a integração da PCMG ao Abis (Automated Biometric Identification System), sistema de identificação digital utilizado pela Polícia Federal desde 2004.
O sistema automatizado é utilizado por 21 Estados, além do Distrito Federal, e armazena impressões digitais. Em Minas Gerais, ainda é utilizado um método implantado 1891, em que a classificação das impressões digitais é feita manualmente e a busca dos registros é realizada com o auxílio de lupa. Há hoje em Minas cerca de 23 milhões de registros civis. Com o Abis, é possível identificar mais rapidamente registros duplicados, e a PCMG poderia gerar documentos de identidade em menor prazo, por exemplo.
Segundo o presidente da Assembleia, para implementar esse novo sistema são necessários aproximadamente R$ 100 milhões. O ministro explicou que não é possível o governo federal desembolsar toda essa quantia por falta de previsão no Orçamento. No entanto, informou que se a PCMG conseguir parcelas do aporte por meio do governo do Estado e de emendas da bancada federal, o Ministério da Justiça poderia arcar com uma parte financeira. E, assim, o Abis poderia ser implementado no ano que vem.
“Nós viemos aqui conversar com o ministrou porque Minas Gerais ficou para trás na questão da identificação digital na hora em que as pessoas vão tirar sua carteira de identidade. Minas ainda está na época das fichas, o que dificulta na identificação daqueles que comentem crime e que precisam ser identificados com rapidez. O ministro, inclusive, se mostrou surpreso. Afinal de contas, são 21 Estados que já estão integrados no sistema da Polícia Federal, de identificação digital, e Minas Gerais está de fora”, afirmou Patrus.
Ele completou que a conversa com o Executivo mineiro e com os deputados federais começam já na semana que vem.