O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para cassar o mandato do vereador Nikolas Ferreira, que mudou a filiação para o Partido Liberal (PL) no último mês. O vereador de Belo Horizonte migrou para o partido do presidente Jair Bolsonaro durante a janela partidária que permite a mudança de legenda sem perda de mandato para deputados, mas não para vereadores. 

Ferreira afirma que ainda não foi notificado sobre a ação, mas que recorrerá contra ela para manter a cadeira de vereador, pois a mudança teria sido acordada com o PRTB. “A negociação com o partido foi um acordo prévio que foi descumprido. Nós tínhamos um acordo de que eu iria para o partido do presidente e com a anuência do partido, da maneira o mais saudável possível, para não ter o risco da perda do cargo. A ação do partido é legal, contudo é imoral, uma vez que (a mudança) tinha anuência do partido, já havia um acordo prévio. Infelizmente, agora o acordo foi descumprido e teremos que lutar na Justiça”, diz o político. 

A presidente estadual do PRTB, Rita Del Bianco, reafirmou a intenção de cassar o mandato de Ferreira. "Na realidade, não precisava nem pedir a cadeira dele, foi uma perda voluntária. A partir do momento em ele foi às redes sociais e usou daquela forma grosseira contra o partido, já entregou a cadeira dele, ele mesmo renunciou", disse, referindo-se ao anúncio de migração de partido divulgado pelo vereador. 

 

Quando Nikolas Ferreira anunciou a troca de partido, ela já havia declarado a contrariedade do PRTB. “A tratativa com ele a época era que, se o Aliança pelo Brasil se concretizasse, ele teria essa prerrogativa de migrar para um partido novo. Ele se acha o combustível, mas o PRTB foi o veículo. O partido sempre o recebeu de braços abertos com muito respeito e admiração. Inclusive, o diretório nacional o convidou para assumir a juventude nacional do partido há um ano. Cumprir a lei não é escuso. Estamos cumprindo uma determinação eleitoral, não existe janela partidária para vereador”, disse. 

Esta matéria foi atualizada às 21h24 para incluir a resposta de Rita Del Bianco.