Transporte público

Reunião no MPMG discutirá garantias para melhorias em ônibus, diz Fuad

O encontro, conforme o prefeito de Belo Horizonte, envolverá a Câmara Municipal, o SetraBH e o próprio MPMG

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 13 de abril de 2022 | 11:00
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH) participarão, na próxima segunda-feira (18), no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), de uma reunião para discutir garantias para a melhoria do serviço de transporte público. O encontro foi confirmado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em entrevista, nesta quarta (13), ao Café com Política, do programa Super N, da Rádio Super 91,7 FM.

De acordo com Fuad, a CMBH exige as garantias de cumprimento do contrato como contrapartida à aprovação da proposta do Executivo de subsidiar gratuidades para reduzir a tarifa em R$ 0,20. “Da nossa conversa de ontem (12), surgiu a necessidade de fazer um acordo para que, em esse projeto sendo aprovado, haja uma melhoria na prestação do serviço”, diz o prefeito, em referência à primeira reunião do grupo de trabalho da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte.

Fuad detalha que o acordo seria firmado por meio de um protocolo junto ao MPMG, ideia que, conforme o prefeito, é conjunta. “Entendo que não é um acordo difícil. As empresas querem melhorar o serviço, a Prefeitura quer que melhore o serviço, a Câmara quer que melhore o serviço e a população precisa que o serviço seja melhorado. Se conseguir esse acordo, a minha esperança é que a presidente (da Câmara) Nely (Aquino) possa acelerar o processo de aprovação”, avalia o chefe do Executivo.

Apesar de o líder do governo, Bruno Miranda (PDT), ter dito que esperava a aprovação do projeto de subsídio em, aproximadamente, um mês, o prefeito evita estimar prazos. “Dentro da Câmara, você pode acelerar uma série de coisas, antecipar outras, mas você precisa respeitar o regimento. Nós nunca vamos pedir à presidente para desrespeitar o rito. Acho que se a gente conseguir em um mês seria uma vitória”, pontua Fuad.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!