Café com Política

Fuad Noman: veja os destaques da entrevista do prefeito de BH à rádio Super

O prefeito de Belo Horizonte conversou, nesta quarta-feira, com os apresentadores do Super N, Rodrigo Freitas e Adriana Ferreira, e a editora de Política de O TEMPO, Marina Schettini, o chefe do Executivo

Por O TEMPO
Publicado em 13 de abril de 2022 | 10:18
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), concedeu entrevista ao Café com Política, da rádio Super, nesta quarta-feira (13/4). Em uma conversa com os apresentadores do Super N, Rodrigo Freitas e Adriana Ferreira, e a editora de Política de O TEMPO, Marina Schettini, o chefe do Executivo comentou a possibilidade de reajuste das passagens de ônibus em BH, o aumento de moradores de rua na capital, a possibilidade de disputar a reeleição e  a relação com o governo de Minas e a Câmara Municipal. O prefeito também falou sobre a liberação do uso de máscaras em locais fechados em BH

Veja abaixo os principais trechos da entrevista do prefeito de Belo Horizonte,Fuad Noman (PSD), desta quarta-feira :

Situação dos ônibus em Belo Horizonte

O chefe do executivo municipal disse, em entrevista à Rádio Super, que, se a Câmara não aprovar o projeto que paga a gratuidade do transporte, realmente terá que aumentar a passagem de ônibus na capital mineira. 

 

O prefeito de BH disse ainda que a Setra não está cumprindo o quadro de horário dos ônibus em BH e quer mudar o contrato. Além disso, afirmou que confia na Câmara para isso. "Estamos montando um grupo com a Câmara e contratando consultoria para rediscutir esse contrato, mas isso toma tempo".

Aumento das passagens de ônibus em BH

Ao ser questionado sobre o aumento das passagens de ônibus em BH, Fuad Noman disse que aumentar a passagem de ônibus em 30% é inadmissível, mas que não pode descumprir a Justiça. "Estamos na discussão, a Justiça manda dar 30% de aumento, e a Câmara pode aprovar a redução. Enquanto isso, a prefeitura fica esperando onde vai atuar".

O prefeito de BH, Fuad Noman, também afirmou que está avaliando novos modelos de contrato para o transporte público. "Agora gostaria de contratar uma empresa, com referência internacional, para que não haja dúvidas ... E assim vamos redesenhar esse modelo".

PBH x Câmara Municipal de Belo Horizonte

Sobre a razão do desgaste na relação da Câmara com o ex-prefeito Alexandre Kalil, o prefeito de BH, apontou motivação  “eleitoral". "Como eu não sou candidato a nada, não há razão para brigar comigo. Vamos olhar para frente".

Fuad afirmou que a prefeitura precisa dos vereadores e que busca ter o melhor relacionamento possível. "Acho que a relação com a Câmara já foi resolvida".

Desapropriação de áreas

 

Com relação com a desapropriação de áreas em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman afirmou que levou uma lista de pedidos ao governador Zema, dentre eles a desapropriação de áreas, para que o Estado possa ajudar a resolver os problemas da capital. "É grande a lista. O governador me chamou, e eu fui".

Aumento da população de rua em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte também disse que o aumento de moradores de rua em BH é um problema geral. "Eu preciso entender claramente qual o motivo para eles estarem na rua. O que estou fazendo é contratar uma pesquisa da UFMG, para fazer um mapeamento e ter políticas específicas".

Pandemia de Covid e liberação de uso de máscaras em locais fechados em BH

A respeito da liberação de uso de máscaras em locais fechados em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman declarou à rádio Super que para que isso ocorra é necessário aumentar o percentual de vacinação de crianças. "Meu apelo é que os pais levem (a criança para vacinar)". Ele disse que a questão das máscaras está sendo estudada.

Por fim, comentou sobre o encerramento do comitê de enfrentamento à Covid-19 na capital. "Foi um trabalho belíssimo que eles fizeram".

Bate-pronto do Café com Política

Na hora do bate-pronto, o prefeito Fuad Noman disse que seu maior desafio é "fazer BH ser feliz". Ele afirmou ainda que Zema "merece respeito e vamos cobrar dele coisas para BH" e que Kalil é "um grande amigo", assim como a presidente da Câmara, Nely Aquino.

Veja a entrevista na íntegra:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!