Faltando cinco rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, o América poderá se inspirar no Goiás, Fluminense e Grêmio para alcançar o seu objetivo de pernamecer na elite nacional.

Em 2003, ano que a Série A foi disputada pela primeira vez no sistema de pontos corridos, o Goiás, que era comandado por Cuca, conseguiu evitar o rebaixamento à Série B.

Cuca assumiu a equipe esmeraldina na reta final do primeiro turno. O Goiás era o lanterna da competição e o rebaixamento da equipe já era dado como inevitável.

No entando, o Goiás conseguiu emplacar uma invencibilidade de 18 partidas, com oito vitórias e oito empates, e se salvou da queda. A equipe terminou a Série A em nono lugar e ainda garantiu vaga na Sul-Americana.

Outro bom exemplo para o América é o Fluminense de 2009, novamente com o técnico Cuca. A equipe carioca também era considerada virtualmente rebaixada, mas conseguiu se safar.

Cuca assumiu o Fluminense na 23ª rodada e só três jogos depois conseguiu emplacar a primeira vitória. Nos últimos sete jogos pela Série Série A, o Tricolor conquistou 19 dos 21 pontos e permaneceu na elite nacional.

Quem também pode servir de inspiração para o América é o Grêmio de 2010. Naquela temporada, Renato Gaúcho assumiu o clube em agosto, quando o time estava na zona de rebaixamento.

Com Renato Gaúcho, a equipe gaúcha venceu 17 dos 25 jogos que realizou pelo Campeonato Brsileiro e ainda terminou a competição em quarto lugar, posição que garantiu ao clube uma vaga na pré-Libertadores.

Em 19º lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos conquistados, o América precisaria conquistar, matematicamente, 11 dos 15 pontos que ainda vai disputar pela competição para chegar aos 45 pontos e se manter na Série A.