Na sede administrativa em Lourdes, o Atlético lançou o novo Código de Ética e Conduta do Programa Ético nessa segunda-feira (25). Trata-se de um código de ética do clube que une também a integridade e o compliance. É um conjunto de iniciativas para promover as práticas corretas dentro do clube.
De acordo com o Galo, o documento demonstra o compromisso que o clube tem para ter uma gestão cada vez mais profissional, sempre alinhado com outras práticas do mercado. No novo código, o Atlético explica que é missão de todos funcionários, conselheiros, prestadores de serviços, atletas e torcedores, aplicar e fiscalizar as normas.
“Confiamos no engajamento de todos para continuar a construir um Galo admirado não só pelo desempenho esportivo, mas pela liderança ética. O sucesso e a imagem do Atlético são reflexos da postura dos colaboradores, portanto, é dever de todos nortear a conduta profissional pelos princípios da ética, transparência e respeito ao próximo”, disse o presidente do Atlético, Sérgio Coelho.
As diretrizes são divididas em categorias como segurança da informação, conflito de interesses e ambiente corporativo. Em uma delas, por exemplo, o clube destaca ser terminamente proibido abuso sexual. “Qualquer prática que constranja um terceiro com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”, escreve.
Também segundo o documento, qualquer pessoa que não respeitar o código poderá receber uma advertência verbal ou escrita, ter suspensão não remunerada, ser demitido com ou sem justa causa ou sofrer uma ação judicial para reparação de danos, se for necessário.
O clube ainda determina qual é a conduta esperada aos atletas e comissão técnica:
- Atuar com profissionalismo antes, durante e após as partidas, demonstrando respeito ao Fair Play, time
adversário, equipe de apoio, profissionais do campo, imprensa e torcedores
- Incentivar a paz dentro e fora do estádio, não incitando atos de violência física ou verbal de qualquer natureza
- Respeitar o regulamento das competições e das instituições esportivas, atentando às diretrizes antidoping
- Agir com responsabilidade no tocante ao consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias que podem
comprometer a saúde e a performance do atleta ou sua aderência às normas da competição
- Respeitar as diretrizes do Clube em relação a depoimentos à imprensa e declarações em nome do CAM
O que o clube espera dos torcedores:
- Que atuem para promover a paz no futebol, não se vinculando a atos de hostilidade, agressão ou violência entre torcidas ou para com os atletas do CAM ou de times adversários
- Que não pratiquem atos de desrespeito ao próximo, como ofensas, manifestações preconceituosas ou de caráter discriminatório e ações que possam ferir a dignidade da outra parte
- Que demonstrem apoio ao Clube para além das arquibancadas, consumindo e promovendo os produtos oficiais da marca
- Que colaborem para a manutenção dos estádios, abstendo-se de atos de vandalismo e preservando o ambiente e as instalações de infraestrutura que são disponibilizadas pelos clubes