Volante do Cruzeiro, Filipe Machado, nascido na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, onde ocorreu a tragédia da boate Kiss em 2013, fez uma postagem relembrando o episódio e se solidarizando com as famílias das vítimas.

Em suas redes sociais, o jogador do Cruzeiro repostou uma mensagem da Prefeitura de Santa Maria, com a seguinte mensagem: "Jamais esqueceremos... 27 de janeiro de 2023. Dez anos do dia mais triste da nossa cidade. Aos familiares e amigos das vítimas da tragédia da Boate Kiss, nosso total apoio, solidariedade e respeito".

Junto ao texto, apareciam em destaque as palavras Amor, Acolhimento e Empatia. Filipe Machado também acrescentou em sua postagem um emoji de tristeza e um símbolo de esperança.

Em 2013, quando a tragédia aconteceu, Filipe Machado tinha acabado de completar 17 anos e já estava tentando a sorte na carreira de jogador. Revelado no Inter de Santa Maria, na época já estava jogando no sub-18 do Desportivo Brasil, no interior paulista.

Mesmo assim, sentiu de perto o drama das famílias que perderam seus entres queridos na tragédia provocada pelo incêndio na boate Kiss (foram 242 mortos e centenas de feridos). Afinal, na cidade que na época tinha menos de 250 mil habitantes, era difícil encontrar alguém que não tivesse ao menos um conhecido entre as vítimas. 

Mesmo tendo saído cedo de casa para deslanchar na carreira - atuou também por Grêmio, Boa Esporte e São José antes de chegar ao Cruzeiro -, Filipe Machado faz questão de manter seus vínculos com Santa Maria.

Em 2020, por exemplo, quando defendia o Cruzeiro em sua primeira passagem pelo clube celeste, doou cerca de uma tonelada de alimentos que beneficiaram mais de 50 famílias de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Aracy Trindade Caurio, situada na Vila Lídia, local onde Filipe Machado nasceu e foi criado.

"O sentimento é de alegria por estar ajudando pessoas de onde eu moro. Costumo sempre dizer que moro na Lídia, não que saí de lá. Eu não poderia deixar de ajudar as pessoas que mais necessitam. Meu avô, que hoje é falecido, ajudava as pessoas, mesmo não tendo muitas condições. Hoje, graças a Deus tenho condições de ajudar o próximo, e sendo da minha comunidade isso não tem preço", disse o jogador, na época.

Momento no Cruzeiro

Depois de se tornar um dos jogadores de confiança do técnico Paulo Pezzolano no Cruzeiro na temporada passada, quando se firmou como titular e teve até o contrato renovado antecipadamente em outubro, Filipe Machado passou por um momento pessoal complicado.

Em dezembro de 2022, após exames constatarem a existência de uma membrana recobrindo o pulmão do jogador, ainda como consequência da covid, ele teve que passar por uma cirurgia, realizada no hospital de Santa Maria.

Após a operação, o jogador foi liberado pelo Cruzeiro para passar os primeiros dias da recuperação em casa. Acabou se reapresentando na Toca somente depois que o grupo já havia iniciado os trabalhos.

Inicialmente, passou por um processo de fisioterapia respiratória. Somente nesta semana foi liberado a voltar a treinar com bola com os demais companheiros.