Os fãs de futebol americano e da NFL (National Football League) terão a oportunidade de acompanhar no Brasil uma partida da principal liga do esporte no mundo. Nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Philadelphia Eagles enfrentará o Green Bay Packers no estádio do Corinthians, a Arena Neo Química, em São Paulo, às 21h15 (horário de Brasília). É a primeira partida da liga na América do Sul.
Esse será o segundo jogo da temporada de 2024. Ambas as equipes são consideradas candidatas a chegar ao Super Bowl pela Conferência Nacional (NFC), tornando o duelo ainda mais atrativo para os fãs brasileiros, que estarão no estádio ou assistindo de casa.
Onde assistir
A partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, chamada de NFL São Paulo Game, será transmitida ao vivo no Brasil na TV aberta pela RedeTV!, na TV fechada pela ESPN, e pelo streaming no Disney+, NFL Game Pass (via DAZN e Prime Video) e ainda gratuitamente pela CazéTV.
Show do intervalo com Anitta
O duelo entre Eagles e Packers, para o qual é aguardada a presença de 46 mil espectadores, vários deles vindos dos Estados Unidos, contará com uma apresentação da cantora Anitta no intervalo.
Que esporte é esse?
Segundo um estudo encomendado pela NFL, o Brasil tem 38 milhões de fãs de futebol americano. Em 2015, eram apenas três milhões os aficionados pelo esporte.
O futebol americano é um esporte de estratégia e força. A partida é dividida em quatro quartos de 15 minutos cada, com o relógio parando ao fim de cada jogada. As equipes se alternam entre ataque e defesa, o que faz com que os jogos durem entre 3h e 3h30.
Em campo, são 11 jogadores de cada lado nos times de ataque e defesa, mas os elencos são compostos por 53 atletas. As substituições são intensas e ilimitadas ao longo das partidas.
Quando o time está atacando, ele tem quatro oportunidades para avançar dez jardas, zonas marcadas em campo. Normalmente, as equipes tentam alcançar isso com três jogadas. Quando não conseguem, devolvem geralmente a bola para o adversário, dependendo da situação do jogo. Se estiverem em boa posição no campo, podem tentar o chute chamado field goal, por cima das traves em formato de Y. Esses valem três pontos.
Pontuam aqueles que conseguem levar a bola até a “end zone” adversária. Quando o time consegue chegar à “end zone” (na tradução literal, zona final), soma seis pontos e realiza o chamado “touchdown”.
Após a pontuação, o time tem a opção de tentar o ponto extra, o que normalmente ocorre por meio de um chute direto entre as traves, que vale 1. Se o time desejar arriscar, pode tentar uma jogada na linha de cinco jardas, e, caso convertida a tentativa, a franquia soma 2 pontos.
Há um jogador especialista no chute, chamado kicker. O brasileiro Cairo Santos, único atleta do Brasil na NFL, é o kicker do Chicago Bears.
Quem é o Green Bay Packers?
É uma das franquias mais vitoriosas e tradicionais da NFL, com quatro títulos de Super Bowl. O time é comandado por Matt LaFleur. O principal jogador é o running back Josh Jacobs, mas a equipe também conta com a estrela Christian Watson e o quarterback Jordan Love, que substituiu Aaron Rodgers. O defensor Rashan Gary e o cornerback Jaire Alexander também são destaques do time.
Os Packers estão em um momento de reconstrução e têm um elenco de muitos jovens, especialmente após a saída de Aaron Rodgers, que era um dos principais nomes e líder da equipe.
Quem é o Philadelphia Eagles?
É uma das franquias em ascensão na NFL, com um título de Super Bowl. O time é comandado por Nick Sirianni. Seu principal jogador é Jalen Hurts, o quarterback titular, um dos melhores e mais bem pagos da liga atualmente. Mas a equipe também conta com os talentos dos recebedores AJ Brown e DeVonta Smith, além da estrela Saquon Barkley, um dos melhores running backs da liga, que se transferiu para a franquia de Filadélfia nesta temporada. A equipe tem ainda Tanner McKee como quarterback reserva, que fala português e já morou dois anos no Brasil.
Quartebacks: Jordan Love, do Eagles, e Jalen Hurts, do Packers. Foto: Stacy Revere / Scott Taetsch /Getty Images/AFP
Brasil: 3º mercado da NFL no mundo
O jogo entre Packers e Eagles, que também será o primeiro da NFL na América do Sul, tem o objetivo de emular um ambiente similar ao do Super Bowl para conquistar o mercado brasileiro, o terceiro maior da liga, depois dos Estados Unidos e do México, segundo os organizadores.
"Vimos a paixão, a demanda e estamos ansiosos para viver o jogo de sexta-feira", disse a jornalistas Peter O'Reilly, vice-presidente executivo de Negócios de Clube e Eventos Internacionais da NFL.
O crescimento vertiginoso permitiu que São Paulo se juntasse a um seleto grupo de cidades (Londres, Munique, Frankfurt, Cidade do México e Toronto) que já receberam um jogo da liga de futebol americano fora dos Estados Unidos. No próximo ano, será a vez de Madri.
"Depois do jogo, vamos avaliar as oportunidades no futuro para que possamos ter mais jogos no Brasil", disse O'Reilly, que anunciou a abertura de um escritório da NFL no país.