A lesão do goleiro Gabriel Brazão, que teve de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, fez o Cruzeiro ir ao mercado em busca de outro jogador da posição para compor o grupo: ex-Guarani, Gabriel Mesquita, de 23 anos e 1,97m, deve se apresentar ao clube na segunda-feira (28) para passar por exames e assinar contrato.

A informação foi publicada inicialmente pelo Correio Popular, de Campinas, e confirmada pelo Super.FC. O goleiro assinaria contrato até dezembro de 2023, com uma cláusula prevendo percentual (não revelado) para o Guarani no caso de uma possível venda futura do atleta. 

Revelado na base do Athletico-PR, Gabriel Mesquita se transferiu para o Guarani em 2020, tendo atuado com certa frequência: foram 23 jogos pelo Bugre em 2020 e 24 em 2021. Ao todo, nestas partidas, sofreu 57 gols. Entretanto, neste ano acabou perdendo espaço depois que o clube contratou Maurício Kozlinski, ex-Atlético-GO. 

Mesmo se for aprovado nos exames, Gabriel Mesquita ainda não poderá ser regularizado pelo Cruzeiro. O clube está proibido por seis meses de registrar reforços em função de uma dívida de R$ 1,1 milhão com o Atlético-AC pelo empréstimo do atacante Careca, em 2017.

Do atual elenco celeste, Gabriel Mesquita já atuou com Matheus Bidu e  Waguininho no Guarani.

Para a posição de goleiro, além do titular e veterano Rafael Cabral, o técnico Paulo Pezzolano tem agora à sua disposição os pratas da casa Denivys, de 20 anos, e Ezequiel, de apenas 18 anos.