A disputa do Ironman Lake Placid, nos Estados Unidos, neste final de semana, pode ser decisiva para o triatleta mineiro Thiago Vinhal. Sua meta é somar importantes pontos que o garantam na principal prova da modalidade, o Ironman de Kona, no Havaí, que contou com sua presença nos dois últimos anos. O formato da prova é extremamente desgastante com 3,8 Km de natação, 180 km de ciclismo e 42 Km de corrida. 

O ano de 2019 tem sido movimentado para Vinhal. Entre janeiro e maio, ele participou de um período de treinamentos na Espanha sob a supervisão de Frank Jakobsen, conhecido por treinar os melhores triatletas do mundo. Neste meio tempo, foi até Florianópolis para a disputa do Ironman Brasil Florianópolis. Após retornar para Europa, ele disputou o Ironman Cain, na Austrália, em junho.

Se a presença de Vinhal no Havaí for confirmada neste final de semana, ele aproveita a presença no país para fazer imersão no Kona Build-up Camp, na cidade de Boulder. Se a classificação não se confirmar, os pontos para estar no Mundial serão buscados no Ironman Kalmar, na Suécia, dia 17 de agosto.