O maior encontro cultural do Noroeste de Minas Gerais acontece de 3 a 7 de julho, no largo do Rosário e na avenida Olegário Maciel, em Paracatu. A Orquestra Ouro Preto e o cantor e compositor Carlinhos Brown abrem o evento no dia 3, às 20h. Organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal e Sebrae Minas, o tradicional festival de música, dança, teatro e gastronomia também irá celebrar as tradições histórico-culturais e gastronômicas da região.

Para o presidente da Adesp, Leonardo Barros, o festival é resultado de uma infinidade de ações feitas ao longo do ano e reflexo de parcerias fortes e duradouras. “Neste ano, teremos uma programação ainda mais eclética e uma estrutura mais moderna. Estamos nos desdobrando junto aos parceiros para sempre trazer o melhor na gastronomia e na cultura para o festival”, afirma. Já o secretário municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, Márcio Solto, destaca que é um evento que fomenta a economia local, promove Paracatu como destino turístico e valoriza nossas diversas manifestações culturais.

No largo do Rosário, a programação terá o 19° Festival da Música Brasileira, espetáculo de dança, apresentações teatrais, celebração do Dia Municipal do Pão de Queijo, cursos de culinária e oficinas artísticas. Também estão previstos shows de Samantha Carpinelli, Analu Sampaio, Ivan Barreto, Maíra Lemos e do projeto Violas dos Vales, com Chico Lobo, Wilson Dias, Rubinho do Vale, Bilora, entre outros violeiros do Jequitinhonha.

Descubra a cozinha local

Em andamento desde o dia 4 de junho, a Cozinha Mineira Paracatuense – concurso gastronômico do Festival – conta com a participação de 20 restaurantes e bares da cidade. Com o tema Receitas de Família, os estabelecimentos elaboraram pratos a partir de capacitações e consultorias especializadas de um chef de cozinha. “Em 2024, o Sebrae Minas vem para o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu com uma experiência do programa Prepara Gastronomia. Teremos aulas-show ministradas por chefs do Paraná, São Paulo e Minas Gerais”, destaca a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.

Dividido em duas categorias, o Cozinha Mineira conta com sete restaurantes – Bella Carne, Olegário, Pizzaria Bella Massa, Restaurante Araguaia, Restaurante Caminhoneiro, Restaurante Manjericão e Wave Cozinha Contemporânea – e 13 e similares – A Confraria, Adega Coisas de Minas, Alfredo Burguer, Cervejaria Liberté, Hamburgueria do Sheriff, Keroys Coffee, Lanchonete Bem Me Quer, Ponto do Açaí, Saca Rolha Bar, Nativu`s, Santo Café, Trem Bão Pãodequeijaria e Varanda Pub. Os concorrentes serão avaliados pelo público e por um júri técnico nas categorias melhores pratos e atendimentos. A premiação total chega a R$ 45 mil. Todos os participantes estarão na Estação Cozinha Mineira Paracatuense, na praça do Rosário.

Serviço
O que: 11º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
Quando: 3 a 7 de julho
Onde: Largo do Rosário e Avenida Olegário Maciel
Informações: acesse o site Festival Cultural de Paracatu ou o perfil no Instagram @festivalculturaldeparacatu