Os prejuízos causados pela pandemia de coronavirus com cancelamentos de viagens levaram a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) a lançar a campanha #ViajarÉPreciso, que traz a mensagem “Não cancele, adie”.

Segundo levantamento feito pela entidade, comparando com 2019, os resultados das vendas das associadas à Braztoa efetivadas em janeiro e fevereiro de 2020 foram menores para 65% deles. Já para março, as vendas estão praticamente paralisadas.
Segundo André Biagioni, diretor de operações da Viagens Master, a  campanha é uma forma do trade mostrar que está unido nesse momento. Na operadora, as vendas caíram cerca de 60% a 70%. "Estamos sugerindo, ao invés de cancelamento, adiar a viagem para o segundo semestre", pondera.


Medidas
As regiões que registraram os primeiros impactos na queda das vendas foram Ásia, Oceania e Europa. "No Brasil, o cenário não é diferente, o turismo aqui, neste momento, está praticamente inviabilizado. Nunca estivemos diante de uma crise dessa magnitude", informa o comunicado.

Hoje, a entidade pleiteia junto ao Ministério do Turismo a aprovação de medidas emergenciais para garantir a sustentabilidade do setor. 

Entre as medidas estão a disponibilização de linhas de crédito especiais, a suspensão e/ou postergação de pagamento de impostos, a liberação do saque do FGTS para funcionários e o apoio para remarcação de viagens em detrimento ao cancelamento.
"Com os cancelamentos, os impactos para agentes de viagens, meios de transporte, hospedagens, receptivos e guias de turismo são incalculáveis", conclui o comunicado.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

IMPORTANTE: Nosso sonhos não podem ser cancelados! ⠀ ⠀ Primeiramente se cuidem e cuidem uns dos outros, sabemos que esse momento pede esses cuidados. ⠀ ⠀ Mas e aí, tem viagem programada? E agora? 😱⠀ Lave bem as mãos por 20 segundos, marque seus amigos aqui, respira bem fundo e remarque a viagem pra outro período. Isso vai passar, temos certeza, e você ainda vai realizar seu sonho de viajar. (Nós também já remarcamos algumas e tudo bem!)⠀ ⠀ Inspira, respira e não pira, as férias só foram adiadas, logo logo elas estão por aí. #viajarépreciso #todospeloturismo #braztoa #paixaoporviajar #salveoturismo #oturismonãopodeparar #viajaréviver #juntossomosmaisforte

Uma publicação compartilhada por Braztoa (@braztoa) em