O ônibus envolvido em um acidente no bairro Salgado Filho, região Oeste de Belo Horizonte, teve a Autorização de Tráfego concedida pela prefeitura nessa quinta-feira (31 de outubro), às 10h10, e fazia sua sexta viagem quando bateu no muro de uma creche na manhã desta sexta-feira (1º de novembro). A informação foi confirmada pela administração municipal. 

O veículo é novo e começou a rodar nessa quinta-feira (31), quando fez quatro viagens pela linha 5503A, que faz o trajeto bairro Goiânia A/Centro/Hospitais. Nesta sexta-feira (1º), o coletivo fez sua primeira viagem às 5h01 pela linha 9214 Caetano Furquim/Havaí e estava em sua segunda jornada quando perdeu os freios e invadiu a creche. 

Segundo a PBH, o veículo tem Autorização de Tráfego válida até 3 de novembro de 2026. Apesar de ser novo, o coletivo estava com pneus reformados, conforme adesivo colocado no equipamento. A situação foi flagrada pela reportagem de O TEMPO. 

Questionado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), disse que empresa está prestando total assistência às vítimas e colaborando integralmente com as autoridades para apurar as causas do incidente.

"O veículo envolvido é de fabricação recente, incorporado à frota em outubro/2024, por isso, o fabricante também está participando da investigação. Paralelamente, a empresa realizará uma análise interna detalhada sobre a operação do veículo e a atuação do condutor", informou.

O SetraBH também garante que acompanhará de perto o andamento das apurações e informa que a empresa responsável pelo ônibus adotará todas as medidas cabíveis para assegurar a prevenção de novos acidentes, "reforçando assim seu compromisso com a segurança de seus passageiros e a qualidade de seus serviços".

O que diz a PBH?

Em nota, a PBH afirmou que a creche atingida, que é conveniada à Prefeitura e teve o muro atingido pelo ônibus, não tem aula hoje e estava vazia no momento do acidente. "A Secretaria Municipal de Educação vai enviar ainda hoje uma equipe de engenheiros ao local para iniciar os reparos do muro, que serão custeados pelo Município", informou.

O Executivo também afirmou que a BHTrans vai avaliar as condições da via, que já conta com sinalização horizontal e vertical, e estudar a possibilidade de melhorias de segurança.

A PBH reforça ainda que vai aguardar a apuração do ocorrido por parte dos órgãos de segurança e que vai cobrar providências por parte da empresa responsável pelo ônibus.

O acidente

O acidente aconteceu às 6h38 quando o ônibus teria descido a rua Jota Júnior, perdeu o freio e bateu no muro da instituição de ensino na rua Oscar Coelho Santos. 

Por volta de 7h30, passageiros do ônibus eram atendidos deitados na calçada em frente ao muro atingido. O Samu confirmou 11 feridos no acidente, sendo três em estado mais grave. As vítimas foram socorridas para o hospital Odilon Behrens, Upa Oeste, Upa Barreiro. Um dos feridos foi levado ao hospital Life Center.

Após o acidente, o ônibus ficou pendurado após quebrar o muro. O ônibus fazia a linha 9214 Caetano Furquim/Havaí.