Diversas regionais de Belo Horizonte registraram chuvas "fortes" e "extremamente fortes", na tarde deste sábado (28 de dezembro), conforme a Defesa Civil da capital mineira. Os registros acontecem enquanto todas as nove regionais da cidade se encontram sob risco geológico alto, justamente em decorrência do grande volume de chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias. 

Na noite da última sexta-feira (27), o órgão anunciou que, depois de registrarem cerca de 100 mm de chuva ao longo das últimas 72 horas, todas as nove regionais de Belo Horizonte entraram em alerta para o risco geológico alto.

O aviso foi publicado justamente devido à previsão de novas chuvas ao longo do fim de semana. sendo que a população deveria, conforme a Defesa Civil, ficar atenta ao risco de desabamentos e deslizamentos de terra pelo menos até a próxima sexta-feira (3 de janeiro). 

"Ainda temos previsão de chuvas para os próximos três dias, na média de 60 mm, por isso é muito importante que as pessoas observem sinais que indiquem riscos geológicos. Eles podem ser identificados a partir de trincas no terreno, inclinação de postes e árvores, abaulamentos (deformações) em estruturas de contenção", orienta o coronel Waldir Figueiredo, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de BH. 

Ainda segundo ele, é importante que, ao identificar qualquer destes sinais, as pessoas não permaneçam nesses locais, devido ao risco de desastres de "evolução abrupta". "Em caso de desastres, as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193, o Samu, no número 192, e a Defesa Civil através do número 199", completou o coronel Figueiredo. 

Três desabamentos em 4 dias

O alto risco da atual situação do encharcamento do solo em Belo Horizonte é exposto pelo grande número de desmoronamentos de imóveis registrados na cidade. Em um intervalo de quatro dias, deste a última quarta-feira (25), três casas desabaram em bairros da capital de Minas Gerais. Neste sábado (28), duas pessoas morreram e uma terceira é procurada - debaixo de muita água - após o desabamento de uma casa de dois andares no bairro Paraíso, na região Leste. 

As outras duas casas que desabaram estavam no bairro Conjunto Paulo VI, na região Nordeste de Belo Horizonte, onde cinco pessoas ficaram soterradas na quarta-feira (25).

Já na madrugada de sexta-feira (27), um novo desabamento de uma casa em construção ocorreu no bairro São Gabriel, também na região Nordeste. Nove moradores vizinhos ficaram ilhados nos arredores da propriedade, sendo uma família com cinco pessoas e dois casais. Elas foram retiradas do local horas depois e conseguiram sair por meio de buracos feitos entre os escombros.