Os militares do Corpo de Bombeiros seguem tendo bastante trabalho em Minas Gerais para combater os incêndios que afetam diversas regiões do Estado enquanto perdura a estiagem, que segue castigando os mineiros há cerca de cinco meses. Bastante destruído em agosto deste ano, o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central, voltou a ser atingido por chamas nos últimos dias. Além disso, a serra do Caraça e outras seis unidades de conservação também estão sofrendo com incêndios. 

Na serra do Cipó, o combate às chamas entra no quarto dia nesta terça-feira (17 de setembro). Segundo a Brigada Cipó, uma equipe de voluntários que atua na região, desta vez as chamas atingem o Vau da Lagoa, área que fica dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira. 

"Estamos mobilizados para combate, desde sábado à noite, para proteger importantes áreas com nascentes e vegetação nativa e fauna. No momento, 20 brigadistas voluntários, 3 brigadistas do ICMBio e 8 bombeiros estão em combate, atuando nas linhas de fogo e, mais uma vez, estamos assistindo à destruição da serra do Cipó devido a um incêndio criminoso. Nossas nascentes estão secando e, se continuarmos nesse ritmo, a escassez de água vai comprometer a vida de todos nós", escreveu a brigada nas redes sociais. 

Já na serra do Caraça, onde existe um Santuário que recebe milhares de turistas todos os anos em busca da "proximidade" com a grande quantidade de lobos-guarás que vivem no entorno do local, o combate às chamas pelo Corpo de Bombeiros já entra em seu 7º dia. 

A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça está contando com o esforço de 13 militares dos bombeiros, seis policiais militares e dez membros de outros órgãos. Oito viaturas, um helicóptero, um drone e dois aviões também atuam no combate ao fogo. 

Veja a lista das unidades e o tempo de combate às chamas:

  1. Parque Estadual Serra do Brigadeiro - 16º dia 
  2. Parque Estadual Serra do Papagaio - 10º dia
  3. Serra do Caraça - 7º dia
  4. Unidade de Conservação Municipal de Ferros - 7º dia
  5. Parque Estadual do Ibitipoca - 5º dia 
  6. Serra do Cabral - 5º dia
  7. Serra do Cipó - 4º dia 
  8. Parque Estadual de Paracatu - 4º dia