Um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, o Mercado Central KTO completa 96 anos neste domingo (7/9). Reconhecido pela experiência gastronômica e pela tradição mineira, o espaço recebe uma festa de aniversário na avenida Augusto de Lima, 744, em frente à entrada principal, até às 17h. O evento terá shows e uma variedade dos famosos pratos típicos, incluindo opções de bares convidados. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso neste link.
As atividades do aniversário do Mercado Central incluem apresentações do Clube do Choro, da Banda Odilara, da Banda Bernardo Souza e de DJs convidados. Pela manhã, foi realizada uma missa de Ação de Graças em homenagem ao ponto turístico.
"Venha com a família e os amigos porque, assim como o mercado, o espaço é para todos, com área de lazer para crianças", diz trecho do convite do aniversário do Mercado Central. A presença do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) era esperada, mas foi cancelada. Ele também não compareceu ao desfile cívico-militar de 7 de setembro.
Mercado Central 96 anos: história de um marco de BH
A história do Mercado Central começa em setembro de 1929, quando Belo Horizonte tinha apenas 31 anos. Na época, o prefeito Cristiano Machado decidiu reunir, em um único espaço, os produtores das feiras da Praça da Estação e da Praça Rio Branco, em frente à Rodoviária. Originalmente denominado Mercado Municipal, o espaço foi inaugurado em um terreno de 14.000 m², ao lado da Praça Raul Soares, com barracas de madeira que vendiam alimentos variados.