O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) inaugurou, na manhã desta terça-feira (6/8), um novo centro de saúde no bairro Independência, na região do Barreiro. A unidade, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), recebeu um investimento de cerca de R$ 8 milhões e deve atender aproximadamente 17 mil pessoas. O prefeito destacou a importância do equipamento e reforçou que o modelo adotado tem sido referência nacional e internacional. “Esse centro de saúde tem um investimento de aproximadamente 8 milhões de reais. Ele também é uma PPP que hoje é referência mundial. Por onde eu passo, todos querem saber como funciona o sistema de saúde de Belo Horizonte por causa das PPPs”, afirmou o prefeito. 

Sobre os diferenciais do novo centro de saúde, o prefeito enfatizou a modernização do espaço e o conforto proporcionado tanto para usuários quanto para profissionais da saúde. “É só olhar para os lados. Isso aqui era muito diferente do que é hoje. É modelo. Está todo mundo querendo virar PPP. Se a gente pudesse, colocaria um centro de saúde como esse em cada bairro de Belo Horizonte”, afirmou. 

No modelo PPP, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é previsto que as obras, serviços não assistenciais e manutenção das unidades sejam de responsabilidade da iniciativa privada, e o atendimento ao público seja realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  
 

Como é o novo centro de saúde Independência? 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a nova unidade foi ampliada, saindo de 15 para 17 consultórios. A unidade também possui área para cuidados odontológicos, salas de espera, triagem, procedimentos, curativo e vacinação, além disso, possui farmácia e um setor de zoonoses. 

O equipamento possui seis equipes de Saúde da Família, ginecologista, pediatra, clínicos de apoio, médica de referência em saúde mental e quatro equipes de saúde bucal. Segundo a PBH, esses profissionais garantem a assistência de 74% da população da área de abrangência do centro de saúde. O centro atende moradores usuários do SUS dos bairros Independência, Mineirão, Petrópolis e Mangueiras. 
  

UPA Barreiro 

A Prefeitura também anunciou que, a partir de setembro, terão início as obras de reconstrução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro. Segundo o secretário de Saúde, Danilo Borges, a unidade será transferida temporariamente para um terreno alugado na própria região. “A previsão da obra é de cerca de dois anos. A nova unidade será mais ampla, moderna e com maior capacidade de atendimento. É uma estrutura à altura da demanda da região”, afirmou o secretário. 

Questionado sobre outros centros de saúde na região do Barreiro, o secretário informou que há uma lista de prioridades baseada nas demandas da população. “Reconhecemos a necessidade de melhorias, mas dependemos de novos contratos via PPP para viabilizar mais obras. Muitas das prioridades estão no Barreiro, e esperamos soltar os cronogramas em breve”, disse. 

O projeto faz parte de uma reestruturação ampla da rede de urgência da capital, que inclui também as UPAs de Venda Nova e Oeste. Segundo Danilo, o investimento médio por unidade é de R$ 25 milhões.