Postos de combustíveis de Minas Gerais denunciaram, nesta quarta-feira (30/7), que distribuidoras elevaram o preço do diesel, em até R$ 0,10, ‘sem qualquer justificativa’. O aumento ocorre dois dias antes da entrada em vigor dos novos parâmetros da gasolina e do diesel no país, conforme as determinações do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
A partir da próxima sexta-feira (1/8), o percentual de etanol misturado à gasolina subirá de 27% para 30%, enquanto o diesel terá 15% de biodiesel e não mais 14%. “É importante que a sociedade esteja atenta quanto a todos os elos da cadeia, para que alguns setores não utilizem a fase de transição como uma “oportunidade comercial”, disse o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) em nota enviada à imprensa.
A entidade alegou que nos últimos anos o período transitório entre normas regulatórias, tributárias ou legislativas no setor de combustíveis tem sido utilizado pelo setor de distribuição para ganhar margem. “E toda a culpa recai no varejo”, acrescentou o Minaspetro. O sindicato que representa os postos citou que o aumento sobre o diesel foi percebido nas duas últimas semanas.
“O que os postos têm observado na ponta é um repasse de aproximadamente R$ 0,10 no diesel na distribuição sem qualquer justificativa, uma vez que o preço do biodiesel está estável e não houve reajuste da Petrobras para o combustível”, complementou o Minaspetro. Sobre o assunto, a reportagem questionou o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).
A entidade, porém, não respondeu até a publicação. O material será atualizado tão logo um posicionamento seja enviado.