COMPORTAMENTO

Desenvolvimento pessoal auxilia na busca por mudanças positivas na vida

Programa surge como uma corrente de ações e pensamentos para orientar as pessoas sobre o melhor caminho a seguir

Por Jéssica Malta
Publicado em 22 de maio de 2024 | 08:52
 
 
 

É provável que, em algum momento da vida, você tenha sentido que precisava mudar algo, como corrigir alguma falha, eliminar algum comportamento negativo ou mesmo aprender a lidar melhor com dificuldades e sentimentos. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca experimentou um momento de fraqueza – orgânica e mental –, uma falta absoluta de inspiração, uma rotina estabelecida e sem qualquer emoção profunda.

É diante desses cenários sem perspectivas e interesses que um tempero a mais precisa ser acrescentado à nossa receita de vida, e o programa de desenvolvimento pessoal, uma corrente atual de pensamento e ação sistêmica no dia a dia, aparece como uma boa escolha. É o que pontua Paola Fernandes, empresária, coach sistêmica e pós-graduanda em neurociência. 

Em face dos desafios impostos na rotina, o desenvolvimento é, antes de mais nada, um processo contínuo de aperfeiçoamento, que envolve a expansão de habilidades, a aquisição de conhecimentos e a consciência de si mesmo. “Através desse desenvolvimento, conseguimos melhorar resultados em vários pilares da vida, como as áreas financeira, profissional, conjugal e espiritual”, explica Paola, que também é mentora e palestrante.

A rigor, o desenvolvimento pessoal é um conceito amplo, que inclui mudanças positivas na personalidade como resultado de processos internos e influências externas. Em poucas palavras, o tema envolve a busca pela autorrealização.

Paola Fernandes é coach sistêmica, empresária e
pós-graduanda em neurociência. Crédito: Thaina Sampaio / Divulgação

E se desenvolver nossas próprias habilidades, intelectuais, físicas e emocionais, é uma busca “solitária”, que pertence somente ao indivíduo, é importante identificar que a autorrealização não significa ter o outro como um modelo do que é ser bem-sucedido. “Quando alguém segue padrões, tendências ou projetos que não seus, mas ditados por normas sociais, ideias coletivas ou tendências de grupos, geralmente não se sente vivendo os próprios valores e crenças pessoais. Isso pode levar a pessoa a se sentir vazia”, ressaltou o psicólogo Roberto Debski, em uma recente entrevista a O TEMPO.

Para toda hora

Embora seja indicado principalmente para pessoas que estão em momentos de transição de carreira ou diante de desafios financeiros, conjugais e profissionais, o desenvolvimento pessoal pode ser buscado em qualquer momento da vida. “Apesar de ser voltado para o pessoal, o desenvolvimento também se reflete em outros campos e nos hábitos como um todo porque é um conjunto de aprendizado”, diz Paola.

A coach acrescenta que existem crenças limitantes que são formadas e que, com o trabalho, é possível reprogramá-las para que os resultados mudem. “O meu programa de desenvolvimento pessoal ajuda as pessoas a usar todo o potencial que têm e que, muitas vezes, elas sentem que está travado para alcançarem grandes voos”, detalha. 

Conforme Paola, o programa contribui para que as pessoas aprendam quem elas são e qual é o propósito de suas vidas. “Você aprende a ter alta performance em todas as áreas da vida”, define a especialista.

Como identificar um bom profissional 

Paola Fernandes observa que, assim como em outras áreas, nos ensinamentos sobre desenvolvimento pessoal, também podem ser encontrados profissionais oportunistas. Por isso, ela indica que as pessoas busquem qualificação profissional dos mentores escolhidos e feedbacks de alunos. “Desconfie de promessas de resultados sem esforço ou que cheguem muito rápido”, orienta.

Ensinando o desenvolvimento pessoal

A profissional explica que, durante o seu programa, são ministradas imersões presenciais, em formato de palestras, que duram um dia inteiro. Além disso, ela oferece mentorias, que são feitas por meio de encontros online semanais ao longo de dois meses. Nelas é ofertada uma série de ações e propostas que possa contribuir para o desenvolvimento das pessoas, observando as características individuais de quem busca o programa, incluindo as debilidades.

Contribuições do programa de desenvolvimento pessoal

A coach explica que os impactos podem ser observados em diferentes áreas da vida e são variados, mas que é possível ver ganhos como o autoconhecimento, o reconhecimento do próprio potencial e do que precisa ser desenvolvido, a inteligência emocional e uma maior produtividade nas atividades profissionais. “Há também uma melhora nas relações como um todo, incluindo os relacionamentos com os parceiros, filhos e colegas de trabalho”, pontua Paola Fernandes. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!