O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), foi o primeiro a discursar nesta quinta-feira (4/9) na cerimônia do anúncio do programa "Gás do Povo", no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e afirmou ter pontos em comum com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Damião foi vaiado ao ser anunciado, mas em seguida, ao longo de seu discurso, passou a ser aplaudido pela plateia que acompanhava a cerimônia.
Os pontos em comum citados por Damião com o presidente, conforme o prefeito, é sua origem humilde. O chefe do Poder Executivo municipal citou a mudança de Lula para São Paulo, e disse que nasceu e morou em favelas de Belo Horizonte. O prefeito citou o local escolhido para a cerimônia. "Estive com o senhor em vários lugares. Sempre tinha um telão atrás. Aqui, optamos por não ter telão, para o senhor ter o povo à sua frente (plateia) e atrás (residências do aglomerado)", disse.
Damião encerrou sua fala pedindo a implantação de um Instituto Federal na região da Serra, a exemplo do que foi recentemente anunciado para a região do Barreiro, "porque as pessoas humildes também têm direito a ensino de qualidade", afirmou.