O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Belo Horizonte nesta quinta-feira (4 de setembro) para lançar o programa Gás do Povo, que irá disponibilizar botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias. O evento acontece no Campo do Najá, no Aglomerado da Serra, o maior de Minas Gerais, com cerca de 40 mil moradores.
Lula já esteve no Aglomerado da Serra em 2008, quando estava em seu segundo mandato na Presidência da República. Ele participou de uma cerimônia de inauguração de obras do programa Vila Viva em Belo Horizonte, que previa melhorias nos aglomerados da capital mineira. Na ocasião, o presidente esteve acompanhado do então governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do prefeito de Belo Horizonte à época, Fernando Pimentel (PT).
Esta é a sétima vez que o presidente visita Minas Gerais em 2025. A última passagem ocorreu na semana passada, quando Lula esteve em Contagem para anúncios relacionados ao Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), como a ampliação do metrô na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
Nesta quinta-feira, a expectativa é que o presidente esteja acompanhado dos ministros mineiros Alexandre Silveira (PSD - Minas e Energia), responsável pela organização da agenda, e Macaé Evaristo (PT - Direitos Humanos e Cidadania). O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), também deve marcar presença, assim como o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que vem acompanhando Lula mas agendas no estado.
Antes de Belo Horizonte, Lula já passou, em 2025, por Contagem, Montes Claros, Betim, Campo do Meio, Ouro Branco, Minas Novas e Mariana.