Antes de lançar o programa Gás do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com líderes comunitários e influencers em Belo Horizonte, no Aglomerado da Serra. O chefe do Executivo federal cumpre agenda na capital mineira na manhã  desta quinta-feira (4/9). A agenda com os representantes da comunidade aconteceu em uma escola ao lado do Campo do Najá, mas não foi aberta à imprensa. As redes sociais do presidente divulgaram uma transmissão ao vivo do encontro.

Na conversa, em tom informal, o presidente disse que o governo federal precisa ser cobrado para que as melhorias aconteçam de fato. "Vocês não têm de ter medo de fazer críticas ao governo. Se tiver alguma coisa errada, a gente tem de tomar cacete mesmo" afirmou. "Falta um pouco de rebeldia, pra cobrar de verdade", disse. E completou: "É preciso fazer a coisa funcionar ou a democracia não tem sentido. Não quero que vocês sejam chapa branca, puxando saco do governo".

Anistia

No encontro, Lula também falou brevemente sobre a possibilidade de anistia para os envolvidos nos ataques ao 8 de janeiro. "Se for votar no Congresso, corre risco de passar a anistia. Porque o Congresso não foi eleito pela periferia e a extrema direita ainda é muito forte. É uma batalha que tem de ser feita também pelo povo". A declaração foi motivada por gritos de 'sem anistia' puxada por participantes do encontro e pela movimentação em Brasília, encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que o projeto de anistia seja pautado na Câmara dos Deputados. 

Visitas

Lula já esteve no Aglomerado da Serra, o maior de Minas Gerais, com cerca de 40 mil moradores, em 2008, quando estava em seu segundo mandato na Presidência da República. Ele participou de uma cerimônia de inauguração de obras do programa Vila Viva em Belo Horizonte, que previa melhorias nos aglomerados da capital mineira. Na ocasião, o presidente esteve acompanhado do então governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do prefeito de Belo Horizonte à época, Fernando Pimentel (PT).

Esta é a sétima vez que o presidente visita Minas Gerais em 2025. A última passagem ocorreu na semana passada, quando Lula esteve em Contagem para anúncios relacionados ao Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). Além de Contagem e Belo Horizonte, o chefe do Executivo também passou por Montes Claros, Betim, Campo do Meio, Ouro Branco, Minas Novas e Mariana neste ano.