Após aprovação

Relatório da CPMI do 8/1 será entregue nesta semana ao STF e à PF

O documento, aprovado com pedidos de indiciamentos de 61 pessoas pelos ato que terminaram na destruição de prédios públicos, será levado também à CGU e ao TCU

Por Lucyenne Landim
Publicado em 23 de outubro de 2023 | 11:57
 
 
 
normal

O relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos de 8 de janeiro será entregue, nesta semana, a várias instituições em Brasília (DF). O documento, feito pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), foi aprovado na última quarta-feira (18) com 61 pedidos de indiciamento. Entre eles, o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta terça-feira (24), o relatório será entregue por Eliziane e outros parlamentares ao Supremo Tribunal Federal (STF), no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, que é relator das ações penais do 8 de janeiro. Na Procuradoria-Geral da República (PGR), os arquivos serão entregues para a procuradora interina Elizeta Ramos. Por último, o documento será apresentado ao ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho. 

Já na quarta-feira (25), o grupo levará o documento irá para o diretor-geral a Polícia Federal, Andrei Passos, e para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas. Com as informações em mãos, caberá a esses órgãos o andamento no conteúdo do relatório final da CPMI, como a realização de novas investigações e outros processos de apuração. 

Ministros do governo Bolsonaro também foram alvos de pedidos de indiciamento. Entre eles, Walter Braga Netto, que chefiou a Defesa e a Casa Civil, e disputou como vice na chapa do ex-presidente à reeleição; Augusto Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência; e Paulo Sérgio Nogueira, que foi chefe da Defesa.

Assessores do ex-presidente também estão na lista, como seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, além da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que Eliziane citou ser “uma das parlamentares mais atuantes no bolsonarismo” e “considerada a ‘bolsonarista das bolsonaristas’ no âmbito parlamentar”. Veja aqui a lista completa dos 61 que tiveram indiciamentos solicitados

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!