BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (18/8), em Brasília, o presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto, para uma agenda bilateral.

O presidente equatoriano e sua comitiva de ministros serão recebidos no Palácio do Planalto, onde os dois chefes de Estado farão uma cerimônia de assinatura de atos em áreas como segurança pública e meio ambiente e, em seguida, darão uma declaração conjunta à imprensa. Depois, almoçam no Palácio do Itamaraty.

Segundo o Planalto, entre os temas a serem tratados na ocasião, incluem-se comércio e investimentos; combate ao crime organizado; desenvolvimento social; ciência e tecnologia; integração sul-americana; cooperação amazônica; meio ambiente e mudança do clima, entre outros.

Na reunião, Lula deve convidar Noboa para participar da COP30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontece em Belém (PA), em novembro. A pauta ambiental é uma das principais a serem tratadas pelos dois países, já que o Equador também possui parte da Amazônia. 

Assim como o Brasil, o Equador foi afetado pelo tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os produtos equatorianos receberam uma sobretaxa de 15% nos EUA, enquanto os brasileiros foram taxados em 50%. Entre as principais exportações do Equador ao país norte americano, estão carvão mineral, petróleo, crustáceos e bananas.

Lula e Daniel Noboa pertencem a espectros políticos diferentes. O líder equatoriano se elegeu por duas vezes com uma plataforma à direita, prometendo medidas liberais na economia e com o foco na segurança pública. O Equador vive uma profunda crise de violência, fazendo com que Noboa chegasse a decretar, por mais de uma vez, estado de exceção no país.