BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (3/8), que para ser candidato nas eleições de 2026 precisa estar “100% de saúde”. Ele informou que não tentará um quarto mandato se entender que uma condição de fragilidade o prejudique publicamente, como aconteceu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Eu tenho dito dentro do PT para alguns companheiros que para ser candidato, tenho que ser muito honesto e sincero comigo. Para ser candidato, e a Janja sabe disso, eu preciso estar 100% de saúde. Eu decidir ser candidato para depois acontecer comigo o que aconteceu com Biden, jamais”, afirmou durante o Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília.
Na avaliação de Lula, que hoje tem 79 anos, “ainda tem muita água para passar debaixo da ponte” antes que ele tome qualquer decisão.
“Quando eu falo que tenho 80 [anos], energia de 30, vocês podem acreditar. Hoje, eu me sinto mais saudável do que quando eu tinha 65 anos. Eu me cuido mais, eu estou preparado. No momento exato, vou dizer para dizer para vocês - e quero que os adversários saibam. Se eu for candidato, vou ser candidato para ganhar”, frisou.
Na campanha presidencial de 2024 nos Estados Unidos, Joe Biden se colocou como candidato à reeleição contra Donald Trump. Biden, no entanto, foi pressionado para se retirar da disputa após questionamentos públicos sobre sua saúde. Ele, então, cedeu e colocou como candidata sua vice, Kamala Harris, que não conseguiu vencer Trump.
Estratégias para 2026
Ainda no encontro do PT, Lula cobrou que o partido trace estratégias para ocupar mais cargos no Congresso Nacional nas eleições do próximo ano. Ele afirmou que é preciso ampliar a bancada no Senado para evitar que a oposição tenha maioria de votos e comentou sobre o cenário na Câmara dos Deputados.
"Nessa eleição, nosso partido só elegeu 70 deputados de 513. É muita diferença. Se nós fôssemos bons como nós pensamos que somos, a gente teria eleito pelo menos uns 140 ou 150. Mas isso não é um defeito só do PT, é de toda a esquerda", declarou.