NOVEMBRO AZUL

Lula pede para homens criarem coragem e juízo para realizarem exame de próstata

De acordo com a Fundação Centro, 71 mil casos novos de câncer de próstata estão previstos para o triênio 2023-2025 no Brasil

Por Manuel Marçal
Publicado em 07 de novembro de 2023 | 09:38
 
 
 

Em pleno Novembro Azul, que é o mês de campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de próstata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado direto para os homens. Durante a live "Conversa com o presidente", nesta terça-feira, o petista pediu para o público masculino, acima dos 40 anos de idade, “ter coragem” e “criar juízo” para fazer o exame de toque. 

“Morre muita gente por causa do câncer de próstata, e você pode evitar isso. Basta ter coragem. Seja homem e faça o exame próstata”, disparou durante a abertura da transmissão semanal. "Todo homem que se presa, que se respeita, que gosta da sua família, da sua mulher, dos filhos, dele próprio, que gosta da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata", completou. 

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 71 mil casos novos de câncer de próstata estão previstos para o triênio 2023-2025 no Brasil. O exame de próstata é feito por meio de exame de toque retal (ânus).

Segundo especialistas, o teste é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata.

“Muito pior do que o médico dar um toque, é você morrer por uma doença, que você poderia curar”, disse Lula. Em seguida, o presidente pediu para emissoras de televisão, rádio e jornais publiquem instruções sobre o exame de próstata em reportagens e programas.

“Afinal de contas, os homens precisam criar coragem. Se ele tem medo de levar um toque, que ele pergunte para sua mulher, quantos toques ela levou na vida a cada vez que vai no médico”, pontuou.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!