Futuro presidente

Lula recebe alta de hospital após procedimento para retirar lesão na laringe

Presidente eleito passou a noite de domingo (20) para segunda (21) no Hospital Sírio-Libanês, em SP; petista já enfrentou câncer na laringe

Por Lucyenne Landim
Publicado em 21 de novembro de 2022 | 08:58
 
 
 
normal

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a noite no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e recebeu alta médica na manhã desta segunda-feira (21) após passar por um procedimento na laringe. De acordo com nota emitida pelo hospital, foi realizada uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. Se trata de um procedimento para a retirada de uma lesão ou uma placa que pode ter característica maligna. Ainda segundo a nota, não foi encontrada neoplasia, ou seja, a presença de tumor.

"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski", diz o comunicado do hospital.

Pelo Twitter, Lula comentou o procedimento realizado. "Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem", publicou. Veja abaixo:

O petista foi diagnosticado com um câncer na laringe em 2011. Ele passou por tratamento até a cura da doença. Neste mês de novembro, depois da vitória na eleição presidencial, Lula passou por exames no mesmo hospital que detectaram uma inflamação na laringe, mas sem sinal de volta do câncer. Durante a campanha, o presidente eleito admitiu problemas vocais após enfrentar rouquidão em discursos.

Lula retornou ao Brasil no sábado (19) depois de uma semana em agendas no exterior. Ele esteve no Egito para participar da Conferência da Clima das Nações Unidas (COP27) e em Portugal, para agendas diplomáticas. Nesta semana, o presidente eleito deve desembarcar em Brasília (DF) para agendas no gabinete de transição de governo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!