BRASÍLIA - A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) se trata de uma “peça teatral” e chamou os ministros do STF de “tiranos”.
A fala foi reproduzida em áudio nos atos bolsonaristas deste domingo (7/9) a favor da anistia e contra ministros da Corte, em capitais como Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
"Movidos por vingança, autoridades perversas prenderam inocentes, crianças foram levadas para um campo de detenção montado na Polícia Federal. Idosas foram presas por causa do 8 de janeiro, estão sendo espancadas na cadeia", afirmou Michelle.
"Ministros, vocês prometeram cumprir as leis e defenderem a nossa constituição. Ela está sendo rasgada diariamente, injustiças são cometidas por alguns poucos do vosso meio que se dizem juízes, mas agem como tiranos", continuou.
Segundo a ex-primeira-dama, Bolsonaro está “humilhado e preso por enfrentar o sistema por amor ao povo”. Ela citou, em tom crítico, algumas das medidas cautelares tomadas contra o ex-presidente.
“Veja o que estão fazendo conosco: tornozeleira no Jair, prisão domiciliar por pura vingança, invasão ao nosso lar, exposição da intimidade da nossa família. Até quando vamos ter que suportar esses abusos?”.
Michelle Bolsonaro ainda deve participar do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado de autoridades como os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). Todos são apontados como possíveis candidatos à presidência da República em 2026.
No ato bolsonarista em Brasília, gritos e faixas de “fora Moraes” e contra a “ditadura da toga” foram frequentes, além de cartazes em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, com faixas em inglês, como “America save Brazil” (América, salve o Brasil).
Nos pedidos de anistia “ampla, geral e irrestrita”, os manifestantes levaram faixas em homenagem a presos do 8 de janeiro, como a “Débora do batom”.