Estupro

Caso Robinho: STJ julga dia 19 se governo da Itália deve enviar cópia traduzida

Decisão final sobre cumprimento da pena no Brasil ainda não tem data para ser analisada

Por Karla Gamba
Publicado em 04 de abril de 2023 | 20:21
 
 
 
normal

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai decidir no próximo dia 19 de abril se o governo da Itália será intimado a fornecer a cópia integral e traduzida para o português do processo em quem o ex-jogador Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo. 

Neste dia será julgado apenas o pedido de fornecimento da cópia integral do processo. A análise sobre a homologação da sentença para que ele cumpra a pena no Brasil ainda não será apreciada nessa sessão.  

O pedido havia sido feito pela defesa do ex-jogador. Porém, em 21 de março, ele foi negado pelo relator do caso, ministro Francisco Falcão. Por se tratar de uma decisão monocrática (individual) do relator, cabe recurso para o órgão colegiado responsável pelo processo, que neste caso é a Corte Especial do STJ. A Corte Especial é composta pelos 15 ministros mais antigos do Tribunal.   

Robinho foi condenado na Itália por estupro coletivo, mas, quando a condenação saiu, ele estava no Brasil. A Justiça italiana chegou a pedir sua extradição, o que não aconteceu pois é proibido pela Constituição Federal brasileira. Diante disso, os italianos pediram que ele cumprisse a pena no Brasil. 

A transferência de execução de pena é prevista pelo Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Itália e promulgado pelo decreto 863/1993. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!