Governo

Presidente da ANPR pede reunião com Lula para entregar lista tríplice

Ubiratan Cazetta quer contribuir para o processo de escolha; no entanto, mandatário brasileiro já afirmou que não vai adotar o modelo para escolher o substituto de Augusto Aras

Por Gabriela Oliva
Publicado em 22 de junho de 2023 | 18:55
 
 
 
normal

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, solicitou uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entregar a lista tríplice de candidatos à Procuradoria-Geral da República (PGR). 

“Continuaremos a manter o diálogo e a busca por um modelo de escolha que fortaleça o papel do Procurador-Geral da República na construção da democracia, com sua autonomia e independência”, destacou Cazetta.

O presidente já seguiu a lista, que não é obrigatória, em seus primeiros mandatos. No entanto, agora, o mandatário afirmou que não vai adotar o modelo para escolher o substituto de Augusto Aras na PGR, cujo mandato termina em setembro.

Na quarta-feira (21), a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen foi a mais votada na lista tríplice para a PGR, pela ANPR. Ela recebeu 526 votos na eleição interna. Na sequência, vem Mário Bonsaglia, com 465 votos, e José Adônis Callou, com 406 votos. Eles também são subprocuradores.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!