DISPUTA

Pré-candidatos à PBH aproveitam debate da Stock Car para criticar Fuad

A Prefeitura de Belo Horizonte está sendo criticada por ter iniciado o corte de 73 árvores na Pampulha para a realização do evento Stock Car

Por O TEMPO
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 | 14:34
 
 
 
normal

Pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte estão usando as redes sociais para se posicionarem contrariamente à realização da Stock Car no entorno do Mineirão. Os políticos aproveitaram, ainda, a repercussão do caso para tecer críticas ao atual prefeito Fuad Noman (PSD), que lançou sua pré-candidatura no início da semana. 

Veja como cada político se posicionou

Ana Paula Siqueira (Rede):

"Grave! Apesar de todas as críticas da sociedade civil, a Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou o corte das árvores no entorno do Mineirão para viabilizar o Stock Car. Absurdo!", escreveu a deputada estadual pelo X (antigo Twitter).

Bella Gonçalves (Psol):

"Acabei de falar com o promotor que está a frente do caso da Stock Car em BH sobre o corte das árvores na Pampulha. Sem diálogo e licenciamento ambiental não dá. O MPMG já está comprometido em parar o corte. Queremos turismo e eventos na cidade, sim, mas com responsabilidade! Responsabilidade, diálogo e respeito aos processos é o que esperamos do prefeito"

"A supressão das árvores do Mineirão sem licenciamento ambiental e sem considerar as pessoas é irresponsabilidade. Queremos + turismo e cultura na cidade, mas com cuidado e sem atropelos!", escreveu a deputada estadual pelo X (antigo Twitter).

Duda Salabert (PDT):

"Prefeito, além da minha ação judicial mostrando as irregularidades na licitação envolvendo a Stock Car, a UFMG também está preocupada com a condução do evento. O senhor continuará tratorando a legislação ambiental e ignorando a posição da maior universidade de M.G".

"PREFEITO de BH tratorando a legislação ambiental. Eu e o engenheiro ambiental Felipe Gomes entramos com mandado de segurança na justiça para impedir o corte de quase uma centena de árvores ao redor do Mineirão p/ STOCK CAR"

"Entramos também com ação no TCE para impugnar a licitação de mais de R$ 20 milhões, que objetiva, de modo irregular, suprimir as árvores e transformar o entorno do Mineirão em um autódromo. A Licitação ocorreu sem prévio licenciamento ambiental e sem prévia anuência da prefeitura de BH e do IPHAN, além de inúmeras irregularidades". 

"Não somos contra a Stock car. A corrida é importante para economia local. Só não podemos permitir que a prefeitura faça, de modo irresponsável, uma licitação repleta de irregularidades para matar quase uma centena de árvores e gerar impactos socioambientais irreparáveis em Belo Horizonte", escreveu a deputada federal pelo X (antigo Twitter).

Rogério Correia (PT): 

"Deixem nossas árvores em paz. Na contramão do debate mundial e contra a posião emitida pela própria Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) decidiram sem diálogo cortar árvores no entorno do Mineirão para receber uma corrida de stockcar. Que conselho é esse? Já acionamos o Ministério Público e agora estamos avaliando medidas judiciais para responsabilizar os culpados por mais esse crime ambiental cometido. BH merece e pode mais", escreveu o deputado federal no X (antigo Twitter).

Carlos Viana (Podemos)

O senador não se posicionou nas redes sociais, mas enviou a seguinte nota à reportagem:

"Muito se fala nas ruas de Bh, que se a prefeitura não ajuda em nada, que pelo menos não atrapalhe! E foi o que aconteceu, sem ouvir as pessoas a prefeitura subtraiu árvores, poderia ter pensado na retirada e replantio após o evento. Não ouviu a população e atrapalhou uma grande iniciativa 100% privada, um evento belíssimo e empresarial que vai injetar, em 5 anos, mais de 1 bilhão de reais na economia da cidade. 

Comércio, turismo, hotéis, empregos, muitos serão os beneficiados! Parabenizo a empresa por fazer o papel que seria da prefeitura e mais uma vez lamentamos a pbh estar tentando atrapalhar mais um evento de organização 100% popular e empresarial. A PBH parece um quadro dos trapalhões, uma Furad isso!".

Os demais pré-candidatos não se manifestaram nas redes sociais e não responderam o contato da reportagem, que será atualizada. 

Posicionamento da PBH

Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (28), a Prefeitura de BH afirmou que 688 árvores serão plantadas na região da Pampulha até o início de agosto e que na setxa-feira (1º) á serão plantadas mais de 60 na avenida Presidente Carlos Luz.

O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho, ressaltou que a retirada das árvores é necessária para garantir a segurança dos pilotos e da população. Ele lembrou que a Stock Car é um evento muito importante, que contribuirá de diversas maneiras com Belo Horizonte. 

Além disso, Castilho afirmou que tudo está sendo feito de maneira legal, responsável e segura. As expectativas, segundo ele, são de movimentar restaurantes, hotéis, bares e trazer mais visibilidade para a capital, atraindo turistas.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!