Discussão

UFMG e políticos aprovam Stock Car em BH, mas longe da Lagoa da Pampulha

A preocupação é com impacto ambiental da corrida, marcada para agosto deste ano. Uma audiência pública discutiu a questão nesta segunda-feira (26)

Por Gabriel Ronan
Publicado em 26 de fevereiro de 2024 | 15:47
 
 
 
normal

Em audiência pública na tarde desta segunda-feira (26), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte discutiu a realização de uma etapa da Stock Car na capital mineira, marcada para agosto deste ano. A maior parte dos vereadores, a UFMG e os deputados que participaram como convidados aprovam a realização do evento, mas longe dos arredores da Lagoa da Pampulha, como está planejado pela prefeitura da capital. A agenda foi marcada após o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) aprovar o corte de 63 árvores para realização da corrida. 

Durante a audiência, vários vereadores criticaram o evento. Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) ressaltou possíveis problemas para o espelho da Lagoa da Pampulha. "Para onde vai o óleo diesel que cair na via quando vir a primeira chuva? É claro que para a Lagoa da Pampulha", disse. 

Já o vereador Bruno Pedralva (PT) ressaltou os danos "na região mais ecológica da cidade". "A Cidade Administrativa já não é grande? Quando construíram lá, cortaram muitas árvores. Usem um pedaço da Linha Verde. Não queremos esse evento que vai atrapalhar o meio ambiente, os animais", criticou. 

À distância, a vereadora Iza Lourença (PSOL) disse que não se trata de um evento, mas de um empreendimento. "Esse empreendimento vai prejudicar muito o Hospital Veterinário da UFMG. O que se espera de um hospital é silêncio" disse. A parlamentar ressaltou que enviou um ofício ao prefeito Fuad e entrou com uma representação no Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com a deputada federal Célia Xacriabá (PSOL-MG) e a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), para questionar a realização da corrida. 

Por outro lado, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, vereador Ciro Pereira (PRD), defendeu a realização da Stock Car na Pampulha. "Esse evento vai trazer muitos empregos para a cidade, toda uma atividade econômica. O Henrique Castilho (superintendente de Desenvolvimento da Capital) está aqui e vai explicar tudo. Ele conversou com a UFMG", disse. 

Henrique Castilho foi o segundo entre os convidados a falar. O chefe da Sudecap explicou como foram as tratativas para trazer o empreendimento para BH. Segundo ele, as conversas começaram em agosto do ano passado. "O Comam aprovou em uma reunião de sete horas, uma ampla reunião na qual todas as perguntas foram respondidas. Um professor da UFMG está coordenando um projeto sobre a questão dos ruídos. Todo o evento tem certificação. Todo o combustível será recolhido. Não é diesel, é gasolina", disse. 

A professora Fábia Pereira Lima, diretora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), representou a reitoria da universidade na audiência e manifestou as preocupações da academia com o empreendimento. "A gente sabe que toda a comunidade da UFMG será afetada. A universidade está vendo com muito cuidado todas essas questões. É uma discussão que precisa ser feita com cautela. A UFMG está fazendo um estudo técnico, que leva tempo, para verificar todos os impactos. Não nos parece o local mais adequado para a realização do evento".

O requerimento para a realização da audiência veio do vereador Wagner Ferreira (PDT), vice-líder do governo Fuad Noman (PSD) na Câmara. Ferreira disse que não descarta uma ação judicial, caso a prefeitura não melhore as contrapartidas para a realização da corrida da Stock Car. "Do jeito que está, está muito ruim. Essa ideia de que você planta uma árvore para cada árvore suprimida para ficar no zero a zero é ultrapassada. Há possibilidade sim (de protocolo de uma ação no âmbito da Câmara Municipal). A (deputada federal) Duda Salabert (PDT), inclusive, já fez isso", disse.

Na última semana, o prefeito enalteceu a realização do evento na capital. “Stock Car é uma corrida de repercussão internacional. As cidades que hoje tem uma corrida dessa são vistas pelo mundo inteiro. Belo Horizonte foi convidada a participar desse evento desse porte. Belo Horizonte está pronta para receber grandes eventos”, afirmou o prefeito Fuad quando questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa.

Como convidados, os deputados federal Rogério Correia (PT-MG) e estaduais Bella Gonçalves (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PT) também condenaram à realização do evento. (Com Letícia Fontes)

A corrida

A Stock Car é a maior categoria do automobilismo brasileiro. A primeira corrida  em BH está marcada para agosto de 2024, entre os dias 15 e 18, mas a expectativa é de que pelo menos outras quatro edições sejam realizadas anualmente na cidade. 

No trajeto, os pilotos vão circular todo o Mineirão, na região da Pampulha, e descer pela avenida Carlos Luz. Além da corrida, o evento terá um festival gastronômico e um show de encerramento dentro do estádio. 

Além da retirada das árvores, estão previstas reformas no espaço, como mudanças no asfalto, remoção de quebra-molas, instalação de guard rail e arquibancadas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!