O União Brasil definiu, nesta segunda-feira (13), que vai apoiar a candidatura ao governo de Minas do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

A informação foi adiantada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada para O TEMPO pelo presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar.

Segundo Bivar, que é pré-candidato à presidência da República pelo União Brasil, a aliança foi definida, em reunião com Kalil e dirigentes do PSD no começo da tarde desta segunda. A escolha pela aliança com o ex-prefeito de BH se deu, de acordo com Bivar, pelo fato do PSD não ter candidatura para presidente. Seu palanque em Minas, portanto, será o de Kalil, que também está apoiando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O Kalil tem o candidato dele, mas nem por isso ele vai estar contra a gente”, afirmou Bivar que disse que o União Brasil não vai apoiar Marcus Pestana (PSDB), porque os tucanos, nacionalmente, vão apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB). 

“Eu quero que o Kalil me abra as portas para eu fortalecer minha chapa aqui, o palanque aí vai ser feito com os nossos deputados”, completou Bivar. 

O União Brasil chegou a ser cotado para indicar o deputado Bilac Pinto (União) vice na chapa à reeleição do governador Rome Zema (Novo), mas fechou acordo com o PSD. Kalil tem, agora, cinco apoios oficiais: PT, PV, PCdoB, Rede e União.

Por nota, a assessoria de Kalil confirmou a aliança com o União Brasil.

“O pré-candidato ao governo de Minas pelo PSD, Alexandre Kalil, firmou hoje aliança com o partido União Brasil. Kalil esteve em Brasília em reunião com Luciano Bivar, presidente do União Brasil, e Antônio Rueda, vice-presidente da legenda”, diz.