Ao contrário do que todos esperavam, o técnico Cuca promoveu uma estreia na zaga do Atlético no duelo contra o Vitória, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida deste domingo (13) no Mineirão vai ser a primeira do zagueiro chileno Ivan Román, de apenas 18 anos, como jogador profissional do Galo. Ele será o substituto de Lyanco, expulso contra o São Paulo na última rodada.

A presença de Román entre os onze iniciais foi uma surpresa, até mesmo diante do que o próprio técnico Cuca disse em entrevista após a partida contra o Deportes Iquique-CHI, pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana. Na ocasião, o comandante afirmou que era preciso ter cuidado para utilizar os jogadores mais jovens do elenco e disse que o chileno ainda está amadurecendo.

"O Román tem 18 anos, veio para amadurecer, ganhar experiência. Jogou lá no Chile, mas são outras condições. Estamos acompanhando ele no dia a dia. Ele está ganhando minutos em um país diferente. Não podemos querer que o menino entre em uma condição em que a gente entende que não é ideal. Tem que ter paciência e calma. Vamos fazer o que é certo, correto, escolher as melhores opções", ponderou o treinador.

Ivan Román foi anunciado pelo Atlético no dia 28 de fevereiro deste ano. O jogador foi captado e analisado pelo Centro de Inteligencia do Galo, o CIGA. Sua contratação foi avaliada por toda a cúpula alvinegra, incluindo o técnico Cuca, e aprovada.

Após sua contratação, Román foi integrado à categoria sub-20 do Atlético e disputou algumas partidas do Campeonato Brasileiro da categoria. O atleta inclusive ajudou na vitória por 2 a 1 do Galinho contra o Bahia, arrancando do campo de defesa e dando assistência para o gol de Alisson Souza.

O zagueiro integrou o elenco profissional do Palestino-CHI desde a temporada de 2023. Com a camisa do clube, fez 41 partidas e marcou três gols, incluindo um deles em partida de Copa Libertadores.

Em sua chegada a Belo Horizonte, Ivan disse que não faltaria dedicação. "Estou muito feliz. É um sonho jogar no Galo. Sei da responsabilidade e me preparei muito pra isso. Sou um jogador inteligente, forte e rápido. Vou deixar o coração em campo pelo Galo", disse o jogador no desembarque no aeroporto de Confins.