Pouco mais de 24 horas após enfrentar o Atlético nos Estados Unidos, o time do Cruzeiro entrou em campo novamente, no Mineirão, pela abertura do Campeonato Mineiro. Com um elenco considerado reserva em campo, os mandantes fizeram o dever de casa e venceram por 1 a 0, na noite deste domingo (19/1).

O gol foi marcado por um dos estreantes em jogos oficiais pelo clube: o atacante Bolasie, no primeiro tempo. Os outros que atuaram pela primeira vez diante da torcida em Belo Horizonte foram o lateral-direito Fagner, os meio-capistas Rodriguinho e Christian, que concedeu assistência, e o atacante Marquinhos.

Como os titulares estavam desgastados, tanto com o clássico em Orlando quanto com a viagem, o treinador Fernando Diniz resolveu poupá-los. Aqueles considerados os maiores reforços, Gabigol, Dudu e Fabrício Bruno, nem no banco de reservas estiveram, assim como Matheus Pereira.

Com esse resultado, a Raposa divide a liderança do Grupo C com o Villa Nova, que venceu o Democrata. Chave ainda tem Aymorés e Pouso Alegre — equipes não se enfrentam na fase classificatória.

O jogo

Walace foi aplaudido pela torcida. Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

Desde os primeiros segundos, o Cruzeiro controlou completamente a partida, enquanto o Tombense manteve postura defensiva. Devido ao bloqueio, os celestes precisavam realizar jogadas, especialmente individuais e de infiltração, para oferecer perigo, mas tinham dificuldades.

No primeiro tempo, foram poucas finalizações e bolas alçadas na área. Aos 34 minutos, Christian fez boa jogada na linha de fundo pela direita e cruzou na cabeça de Bolasie, que mandou a bola para o chão e balançou as redes no Gigante da Pampulha.

Na etapa final, O Gavião-Carcará procurou ficar mais com a bola e marcar no campo de ataque, deixando o jogo mais truncado no meio e, visivelmente mais cansada, a Raposa diminuiu o ritmo. Sem grandes emoções, o placar não foi alterado.

Futuro

O próximo jogo do Cruzeiro será na quarta-feira, dia 22, pela 2ª rodada do Mineiro, mas fora do Estado. A partir das 19h, a equipe, na condição de visitante, encara o Athletic, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 1 × 0 Tombense

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Quando: domingo, 19 de janeiro de 2025, às 20h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Cruzeiro: Cássio; Fagner, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Walace (Fabrizio Peralta), Lucas Silva (Vitinho) e Christian (Rodriguinho); Marquinhos, Tevis (Lautaro Díaz) e Yannick Bolasie (Matheus Henrique). Técnico: Fernando Diniz

Tombense: Matheus; Júlio Henrique, Roger Carvalho (Breno Roma), Diego Guerra e Dudu Mandai; Lucas Santos (Albert Souza), Rickson e Pedro Oliveira (Diego Fernandes); Cleiton, Anderson Ligeiro (João Vitor) e Douglas Coutinho (Jefferson Renan). Técnico: Raul Cabral

Gol: Bolasie, aos 34' do 1ºT (CRU)

Cartões amarelos: Lucas Santos e Albert (TOM)

Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento; Bernardo de Souza Pádua e Emílio Junio Nascimento Santos. VAR: Wagner Reway

Público: 16.492

Renda: R$ 431.593