A pedido do então técnico do Atlético, Jorge Sampaoli, o goleiro Everson chegou a Belo Horizonte no segundo semestre de 2020 para proteger a meta alvinegra. Perto de completar 100 jogos pelo clube, o jogador viveu muitos momentos de desconfiança no Galo, mas conseguiu comprovar porque o técnico argentino queria tanto a sua contratação.
Everson tem 99 jogos pelo Galo e deve chegar ao 100º na partida desta terça-feira (15), contra o Athletic pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. A sua passagem de um ano e meio pelo Galo rendeu muitos altos e baixos na carreira do jogador, que não nega ter vivido o melhor período da carreira em BH. Everson teve o contrato renovado no início desta temporada e fica até 2025 no Galo.
“Passa um filme pela cabeça e vejo tudo o que aconteceu nesse período. Antes de chegar aqui, joguei as quatro divisões do país e consegui realizar um dos meus maiores objetivos, que era o de ser campeão da Série A. Além disso, tive o meu maior sonho realizado, que foi a convocação para a Seleção Brasileira. Sou muito grato por todos os clubes que abriram as portas para mim e acreditam no meu potencial, desde o começo da minha história, mas o Atlético é especial e já tenho uma enorme identificação com o Galo”, disse Everson.
1) Chegada do goleiro, concorrência com rafael e tomada da titularidade
Everson foi oficializado pelo Galo em setembro de 2020, vindo do Santos. Na primeira oportunidade, já foi titular da equipe, porque Rafael, primeiro goleiro da época, foi expulso no jogo anterior e precisou cumprir suspensão contra o Bragantino. Após a contratação, o ex-Cruzeiro perdeu a posição e Everson se sagrou como titular.
📃✍🏽⚫⚪ O goleiro Everson é o novo reforço do Atlético. O contrato vai até dezembro de 2022 e o atleta será apresentado no Live Galo desta sexta-feira, a partir das 9h.#Galo! 🏴🏳 pic.twitter.com/VMHE76ag9h
— Atlético 😷 (@Atletico) September 10, 2020
2) Desconfiança e ataques
O sistema defensivo do Galo demorou a encaixar e o goleiro Everson, dono da meta, acabou sendo responsável, em algumas situações, pelos gols sofridos e as críticas da torcida pesaram. Diante do Ceará, por exemplo, pelo Brasileirão, o arqueiro errou nos dois gols sofridos pelo Galo na derrota por 2 a 1. Enquanto ainda tentava se adaptar, o goleiro e seus familiares receberam diversos ataques nas redes sociais.
3) A decisão que o levou à redenção
Em julho de 2021, o jogo virou para o goleiro alvinegro. Na disputa das oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors, ele foi o maior destaque. No Mineirão, depois de falhar em um lance de gol, que foi invalidado depois, ele conseguiu superar e foi decisivo na disputa por pênaltis.
Além de defender duas cobranças feitas pelos xeneizes, Everson ainda bateu o último e decisivo pênalti, que deu ao Galo a vaga nas quartas de final da competição. O momento foi para lavar a alma do goleiro. "É o gol mais especial da minha carreira. Ele não entra como estatística, mas especial, a quinta batida. O Cuca deixou essa responsabilidade pra mim. Eu também não esperava, mas não fugi da minha responsabilidade", disse após o jogo.
4) Convocação para a seleção
Após a decisão histórica com o Boca Juniors, Everson foi convocado por Tite para compor o grupo para disputar as Eliminatórias da Copa do Catar 2022. Em agosto de 2021, o goleiro não foi utilizado pelo treinador, mas se emocionou com a oportunidade ao relembrar todas as dificuldades que teve ao longo da carreira como atleta.
5) A consagração com títulos
O Galo passou de uma defesa contestável, com falhas e erros individuais em 2020 para a equipe com menos gols sofridos no Campeonato Brasileiro de 2021. É claro que Everson não é o único responsável por isso - a chegada de Cuca ajudou a organizar a equipe -, mas o goleiro teve papel fundamental na trajetória vitoriosa do clube alvinegro na temporada, sendo protagonista em várias partidas.