A Prefeitura do Recife inaugurou hoje a Central do Carnaval, que reúne, em um mesmo espaço, serviços essenciais para os foliões e uma arena gastronômica com 12 restaurantes da cidade, além do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

"Até terça-feira, a rua do Observatório - onde está localizada um dos mirantes da cidade, a Torre Malakoff - fica fechada para atender o público", afirma Ana Paula Vilaça, secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente ao folião estão Procon, Espaço para a Mulher, para denúncias de assédios; espaço Cuide-se, dedicado a saúde, com a entrega de preservativos, lubrificantes e informativos, fraldário; caixas eletrônicos, um setor de achados e perdidos, um estande de educação ambiental e um salão de beleza.

No ano passado, segundo a secretária, a Central do Carnaval atendeu uma média de 500 mil pessoas. O espaço também serve para o folião descarregar as energias depois dos desfiles e assistir a shows num pequeno palco montado em frente a praça do Arsenal.

Bem perto da Central foi instalado um dos postos da Secretaria Municipal de Saúde, onde a população poderá realizar testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C. Segundo Ana Paula, são realizados cerca de cem exames por dia.

O espaço também tem foco na sustentabilidade, com a ação de reaproveitamento de óleo, através de uma parceria com a ASA, empresa especializada em produtos de limpeza e conservação. No ano passado, 110 litros de óleo de fritura utilizados na Arena Gastronômica foram coletados e reciclados.

A Arena Gastronômica, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), oferece desde açaí e macaxeira a pizza e hambúrguer.